domingo, 3 de abril de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #171ª EDIÇÃO

Depois de uma semaninha parada no blog para se recuperar da nossa corrida e movimentada temporada de Oscar já está mais do que na hora de voltar a normalidade. Para celebrar esse retorno, nada melhor do que analisar um dos longas mais assistidos e comentados de 2021: o blockbuster "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa". Então prepare seus grandes poderes que vem com grandes responsabilidades e vamos logo ao que interessa...

HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA - 2021

Elenco: Tom Holland, Benedict Cumberbatch, Zendaya, Tobey Maguire, Andrew Garfield, Willem Dafoe, Alfred Molina, Jamie Foxx, Marisa Tomei, Jacob Batalon, Thomas Haden Church, J.K. Simons, Rhys Ifans, Jon Favreau, Tony Revolori e Benedict Wong.


SOBRE O FILME:
Após os eventos retratados em "Homem-Aranha: Longe de Casa", a identidade do Homem-Aranha é revelada e todos que estão ao seu redor acabam sofrendo consequências apenas por conhece-lo. Na gana de ajudar seus amigos e familiares, Peter Parker pede ajuda ao Doutor Estranho para que invoque alguma magia que faça as pessoas esquecerem de quem ele é, entretanto, o plano acaba dando errado e a magia acaba trazendo vilões de outros universos que estão sedentos por vingança. 
Esse é o terceiro longa do herói aracnídeo dentro do universo cinematográfico da Marvel e conta com a direção de Jon Watts que esteve a frente das duas obras anteriores.

PRÓS:
Assim como salientado em críticas anteriores de filmes sobre super heróis, o primor dos quesitos técnicos é essencial para que o longa tenha sucesso. Fora a belíssima fotografia, edição, trilha sonora, maquiagem e efeitos especiais que estão sublimes, o uso excessivo do CGI que é muito bom, acaba deixando a obra um pouco mais emborrachada e menos realista do que de costume. Não é nada que atrapalha a experiência diretamente mas é um recurso que já foi usado de melhor maneira em obras anteriores.(1)
Outro bom ponto do filme que não está tão inspirado mas faz bem aquilo que se propõe é o seu roteiro. Elaborado de maneira dinâmica e direta, a trama apresenta boas reviravoltas e aborda a maioria dos novos personagens de tal forma que acaba evitando que suas participações sejam meramente ilustrativas.(1)
A estrutura narrativa crescente junto com o seu ritmo cadenciado que passeia com fluidez entre os tons que a obra apresenta desde o mais cômico até o mais emotivo talvez seja o ponto mais forte de "Sem Volta para Casa". Afinal, são esses elementos que acabam deixando a história interessante, engajante e por que não dizer nostálgica.(1,5)
Dizer que Tom Holland é um ótimo Homem-Aranha nessa altura do campeonato é chover no molhado. Não pode se dizer muito sobre Zendaya, Marisa Tomei e Benedict Cumberbatch que já não tenha sido dito antes. Sendo assim, o destaque no quesito interpretativo vai para os novos (antigos) personagens, principalmente para Willem Dafoe que traz de volta o seu icônico vilão com o mesmo frescor de vinte anos atrás.(1)
No seu tom mais cômico, o roteiro traz uma boa gama de piadas certeiras principalmente no humor referencial de seus diálogos (aquela conversa sobre o espetacular Homem-Aranha é maravilhoso).(0,5) 

CONTRAS:
Em uma época aonde filmes de super heróis estão com a formula cada vez mais saturada a cada lançamento, fugir de clichês e facilitações narrativas torna-se um obstáculo cada vez mais frequente. Infelizmente "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" não consegue evita-los fazendo justamente ao contrário a abraça-los assumidamente ao longo de seu terceiro ato.(-1)
Outro ponto negativo que pode ser salientado é um problema que vem se estendendo no universo cinematográfico da Marvel já há algum tempo que são suas referências. Isso acaba prendendo um filme no outro e afeta a independência de cada obra lançada. Aqui é ainda pior pois para que o espectador seja impactado com pontos importantes da trama, ele precisa não só ter conhecimento prévio da última saga do herói como também das sagas anteriores. É válido dizer que isso não é necessariamente um problema da obra mas acaba se tornando um forte empecilho para um público menos antenado nesses universos.(-1)  


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Maior evento cinematográfico da Marvel desde "Os Vingadores: Ultimato" de 2019, "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" reúne nostalgia com uma trama bem escrita e nos apresenta aquele que é sem dúvidas o melhor da trilogia mais recente do herói. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário