domingo, 15 de maio de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #177ª EDIÇÃO

Enquanto não temos a nossa crítica para o novo longa do Doutor Estranho, vamos falar daquele que talvez seja o segundo filme mais comentado do momento: o épico medieval "O Homem do Norte". Dirigido por um cineasta promissor e com um elenco poderoso, é hora de analisar e destrinchar todos os pontos positivos e negativos desta obra. Então prepare sua sede de vingança e sua espada foderenga e vamos para o que interessa...

O HOMEM DO NORTE - 2022

Elenco: Alexander Skarsgard, Anya Taylor-Joy, Claes Bang, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe, Gustav Lindh, Oscar Novak e Björk.


SOBRE O FILME:
Após presenciar a morte de seu pai quando ainda era um garoto, um príncipe viking cresce cultivando o ódio e a sede de vingança contra aqueles que cometeram tal ato. Quando chega a fase adulta ele enfim decide colocar o seu sangrento plano em ação.
Dirigido por Robert Eggers, cineasta que é tido com um dos melhores da nova geração graças as suas obras anteriores ("A Bruxa" de 2015 e "O Farol" de 2019), "O Homem do Norte" é o seu terceiro trabalho nos cinemas, porém o primeiro a contar com um orçamento milionário que é costumeiro para projetos hollywoodianos (foram 90 milhões de dólares investidos).

PRÓS:
Começando pelos quesitos técnicos vale falar que tudo está perfeitamente correto em "O Homem do Norte". Nesse que talvez seja o seu ponto forte mais eficiente, Eggers e sua equipe acertam a mão em todos os tópicos desse setor desde sua belíssima fotografia, que mesmo em cenas mais escuras possibilita a resolução geral de tudo que precisa ser visto, passeando pelos enquadramentos meticulosos, uma edição abismal, ótimos trabalhos de figurino e maquiagem que ajudam a formar uma excelente construção de mundo e de época, efeitos práticos e especiais formidáveis e uma trilha sonora pujante e magnética que joga o espectador pra dentro da história.(2)
O que nos leva direto as boas e bem dirigidas sequências de batalha. Conduzidas por uma coreografia pontual, as cenas de luta ganham um adicional de violência gráfica e visceral que não só engrandecem a obra como refletem no ritmo narrativo da trama que é bastante cadenciado.(1)
Mesmo tendo uma premissa familiar demais (falaremos sobre isso mais tarde) e um roteiro que segue a maioria das batidas de filmes deste gênero, é factual constatar que "Homem do Norte" tem muita personalidade. Muito disso se dá pela sua atmosfera densa que é formada por elementos de misticismo religioso e sobrenaturais que injetam veracidade e ferocidade a trama.(1)
Por falar em ferocidade, nada mais justo do que pontuarmos o bom trabalho do elenco. Entregando interpretações recheadas de carga física e emocional, o destaque desse quesito vai para Alexander Skarsgard que constrói um personagem de várias camadas transitando muito bem pela sua introspecção até pela fome quase cega de vingança.(1) 

CONTRAS:
Conforme dito anteriormente, a premissa que rege o roteiro de "O Homem do Norte" não tem nada de novo. Muito pelo contrário. Inspirado até demais em "Hamlet" de William Shakespeare, o longa acaba sacrificando um pouco do seu frescor e originalidade em trazer uma trama tão parecida quanto a de "O Rei Leão" de 1994.(-1)
Outro problema que o roteiro demonstra está na necessidade que ele tem de pontuar ou estabelecer pontos da história que não necessitavam dessa contextualização. Isso acaba deixando o filme mais expositivo do que ele precisava.(-0,5)
Por fim, cito um ponto negativo que talvez seja o mais subjetivo da crítica. Além de não obter os melhores momentos da obra, o romance vivido pelos personagens de Sarsgard e Taylor-Joy é estabelecido na história de maneira abrupta e com pouco desenvolvimento. Isso dificultou para que eu comprasse o amor de ambos com mais veemência.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Mesmo tendo uma premissa que até "O Rei Leão" já explorou, "O Homem do Norte" se sai bem por ter personalidade e trabalhar seus elementos com muita audácia, honestidade e feracidade. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário