sábado, 14 de março de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #1ª EDIÇÃO

Nada melhor do que assistir um filminho no sábado a noite (principalmente se você é uma pessoa caseira, casada, com filho, preguiçosa e com gripe). Pensando nessa premissa, está aberta a nova sessão de posts no blog "Eu e o Cinema" chamada SESSÃO SÁBADÃO!!! Para que você entenda como serão as publicações desses posts, eles funcionarão de maneira muito simples. Todo sábado assistirei um filme recente ou antigo que será informado pela página do blog no Facebook no mesmo dia. No domingo seguinte, postarei minha crítica (nem um pouco especializada) sobre esse mesmo filme no blog, dividindo em duas partes (prós e contras) e dando um veredito no final do post. 
Belezinha??? Sendo assim, vamos inaugurar essa sessão agora mesmo com um clássico das lágrimas soltas no último ano: "A Culpa é das Estrelas"!!!


A Culpa é das Estrelas - 2014

Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Laura Dern e Willem Dafoe

Nota (0/10): 6,5
"A Culpa é das Estrelas" foi lançado em meados do ano passado, baseado em um aclamado livro de mesmo nome e que se tornou best-seller em 2012. Dirigido pelo novato diretor Josh Boone (Ligados pelo Amor), o enredo conta a história de amor entre Hazel Grace (Shailene Woodley) uma adolescente com câncer terminal e de Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que sobreviveu a um tumor maligno.

PRÓS: Como se trata de um romance, a química entre os personagens principais é um fator extremamente importante para esse tipo de gênero e esse fator funciona muito bem neste filme.
Os dilemas que os personagens vivem causados pelas circunstancias da doença, são tratados com muita leveza (até demais... a gente chega lá) e humor.
A parte final é competente e emociona, mais pela interpretação intensa dos atores principais do que pelo enredo em si e consegue cativar e chegar ao seu objetivo.


CONTRAS: O filme peca em alguns excessos. O personagem de Ansel Elgort é gente boa de forma demasiada (há até um diálogo entre o casal que essa personalidade é até comentada, mas de uma forma indireta) e tem alguns atos e diálogos que tinham como objetivo deixa-lo mais cool, porém o deixou forçado demais (qualé a ideia do cigarro????). A forma com que eles tratam o câncer e seus problemas é muito leve demais (Concordo que eles eram conformados, mas me pareceu que a dosagem de leveza foi um pouco exagerada) e em alguns momentos o longa se estende demais. A segunda parte do filme (que envolve uma viagem) é muito extensa e flerta com a monotonia, chegando a ficar cansativa.
Também me desapontou a participação do ator Willem Dafoe. Não consegui entender muito a vibe de seu personagem quais os motivos são até explicados no final, mas não conseguiram me convencer.

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"A Culpa é das Estrelas" é um filme bacana e com ótimas interpretações, mas me passou a impressão de que seu objetivo é exclusivamente fazer o público se debulhar em lágrimas, não pelo que a história representa ou por uma moral mais profunda que se tenha experimentado(o que é extremamente válido), mas simplesmente pelos inúmeros fatos tristes e sentimentais que o filme apresenta. É como se você tivesse chorado por simplesmente ter apanhado dos seus pais e não porque de alguma maneira, você os tenha desapontado...





É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário