terça-feira, 7 de abril de 2015

SEQUÊNCIA MELHOR QUE O ORIGINAL

Existem algumas regras que são fatídicas no mundo da sétima arte. Uma das mais determinantes, é a ideia que diz que a sequência sempre é inferior ao filme original. Exemplos para fortalecer essa regra não faltam: "Piratas do Caribe", "Uma Noite no Museu", "Se Beber, Não Case", "Transformers" (mentira, todos os filmes dessa franquia são ruins) e por aí vai. Porém, existem os longas que fogem a essa regra. Quando não se igualam em qualidade, conseguem ser até melhores que a produção que iniciou toda a franquia. São essas raridades que serão lembradas e analisadas neste post, sendo assim, vamos aos nossos heróis?!


O Exterminador do Futuro 2 (1991)

No dia em que eu completava 4 anos de idade, "O Exterminador do Futuro 2" seria lançado nos cinemas mundiais (e daí que foi no dia do meu aniversário). Porém o que ninguém esperava era o estrondoso sucesso que o filme faria, deixando o longa original no chinelo tanto no quesito bilheteria quanto (principalmente) no quesito de qualidade. "The Terminator 2: Judgment Day" (nome do filme sem tradução) é uma das melhores produções de ação e ficção científica de todos os tempos. Mesmo com Arnold Schwarzenegger tendo filmes como "Conan - O Bárbaro" e "Predador" no currículo, foi este filme quem o fixou como um dos maiores astros de ação do cinema. Naquele ano a produção foi estimada como a mais cara da história da sétima arte.
No que se refere a qualidade, "O Exterminador do Futuro 2" é repleto de cenas e frases icônicas (afinal, quem não se lembra do "hasta la vista, baby"?) e também tem um dos vilões mais temidos do cinema.
Dirigido pelo ótimo James Cameron, o segundo filme da franquia dá um banho no primeiro. Infelizmente não dá pra dizer o mesmo do terceiro filme, do quarto....



Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Nesse caso temos que separar a franquia Batman em três partes: O "Batman" de Tim Burton (mediano), o "Batman" de Joel Schumacher (horrível) e o "Batman" de Christopher Nolan (ótimo). Nesse caso falaremos da última franquia citada.
A sequência "Batman: O Cavaleiro das Trevas" de 2008 é imensamente melhor do que o original "Batman Begins" de 2005 (que é muito bom). A segunda produção da trilogia de Nolan tem um enredo mais instigante e mais frenético do que o primeiro filme, deixando o espectador com os olhos colados na história do início ao fim. Outro diferencial que a sequência tem é a presença abismal de Heath Ledger e seu Coringa. Se o vilão já era um dos mais temidos pelos que já conheciam o herói desde os quadrinhos, com o ator o personagem recebeu uma nova e impagável roupagem que acabou até dando um Oscar (póstumo) de "Ator Coadjuvante" para Heath Ledger.
Após o mega sucesso do segundo filme, foi se criado uma grande expectativa em cima do terceiro longa, que na minha modesta opinião, acabou não suprindo o que era esperado.


Toy Story 3 (2010)

Esqueça o segundo filme dos três que foram lançados. "Toy Story 3" é tão bom quanto o primeiro, porém ele tem um diferencial que o transforma numa produção melhor do que a original: A nostalgia. Pra quem assistiu o primeiro filme lançado em 1995 e de uma certa forma foi crescendo com o personagem Andy (o menino dono de Woody, Buzz e os demais brinquedos) ao assistir o terceiro pode ter a sensação de toda a sua vida passando juntamente com o filme. Confesso que a história começa um pouco cansativa e sem nada demais, mas do segundo ato pra frente o longa melhora indiscritivelmente e acaba te envolvendo em um enredo fantástico, engraçado e... nostálgico. A última parte do filme é recheado de momentos emocionantes onde me vi várias vezes segurando as lágrimas no cinema (pois afinal, como diria a canção... Homem não chora).
Há rumores que está sendo produzido o quarto filme da franquia, o que acaba me preocupando um pouco, afinal a chance de arruinar tudo o que o terceiro filme construiu e concluiu é uma hipótese bem palpável.  


Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)

Esse exemplo talvez seja o mais polêmico dos que foram citados nesse post, afinal "Tropa de Elite" de 2007 foi um marco no cinema nacional e influenciou até no vocabulário do brasileiro (quem nunca soltou um "pede pra sair" ou "o senhor é um fanfarrão"?). Mas na minha modesta opinião, "Tropa de Elite 2" consegue ser mais completo, mais crú e mais realista do que o excelente primeiro filme.
Me lembro que ao assistir a sequência pela primeira vez (já foram umas 4 vezes de lá pra cá) fui extremamente envolvido pelo enredo cheio de reviravoltas, acontecimentos e ferozmente angustiante. Mesmo tendo menos ação que o filme original, a sequência tem uma história mais trabalhada, incluindo subtramas que são exploradas de forma competente e personagens secundários que são importantes para o andamento da trama.
Você pode até preferir o primeiro longa, mas não pode negar que "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro" é um filme bem mais esclarecedor.


Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars é uma das franquias mais conhecidas e bem sucedidas do cinema que deve ser repartido em duas partes: A trilogia de 1977 á 1983 ("Guerra nas Estrelas", "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi") e a trilogia de 1999 á 2005 ("A Ameaça Fantasma", "Ataque dos Clones" e "A Vingança dos Sith"). A produção citada é a segunda da primeira trilogia e é a melhor juntando os seis filmes da temática. Sucesso estrondoso, "O Império Contra-Ataca" criou tendências, influenciou a cultura americana e foi preservada pela National Film Registry por ser um filme significativo.
Pra quem ainda não ligou o nome a pessoa, esta sequência é que traz a lendária batalha entre Darth Vader e Luke Skywalker aonde o vilão supremo revela que é o pai de Luke, o herói da história (SPOILER :D). Este filme também traz a clássica cena improvisada por Harrison Ford na pele de Han Solo, que responde com um incrível "Eu sei" ao "Eu te Amo" da Princesa Leia.
Entre outras coisas, é cabível dizer que "O Império Contra-Ataca" é o caso mais famoso de sequência que acabou sendo melhor que a produção original.





É isso aí meus amigos cinéfilos!!! Concordam com a lista? Esqueci algum outro bom exemplo? Participe nos comentários e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário