domingo, 17 de maio de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #10ª EDIÇÃO

Dá-lhe Domingão, dá-lhe "Sessão Sábadão" aqui no blog "Eu e o Cinema". E nessa décima edição vamos de concorrente ao Oscar de "Melhor Filme": "Whiplash - Em Busca da Perfeição" de 2014. Como manda o figurino, ontem o longa foi apreciado e hoje ele será analisado. Sendo assim, vamos a análise.


Whiplash - Em Busca da Perfeição - 2014

Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser e Melissa Benoist

Nota (0/10): 8,5
Lançado nos cinemas americanos em 2014, "Whiplash - Em Busca da Perfeição" conta a história de Andrew Neyman (Teller), um baterista aspirante que deseja ser um dos melhores da história do jazz. Entretanto, ao entrar para a banda do conservatório no qual estuda, conhece o professor e maestro Terence Fletcher (Simmons) que usa os modos mais inortodoxos para obter sucesso da banda que rege. 
O longa foi dirigido por Damien Chazelle.

PRÓS: Pra começar a análise dos pontos a favor desse filme, vale falar que "Whiplash" é um filmão!!! Simples assim. Um dos motivos são as competentes interpretações do elenco principal. Todos estão muito bem no papel que lhes foram dados, mas Miles Teller e (principalmente) J.K. Simmons estão fora do comum. O segundo ator dá vida á um dos maiores "vilões" do cinema nos últimos anos. Sem dúvida foi merecedor do Oscar que levou como "Melhor Ator Coadjuvante". Outro ponto positivo do longa é o seu enredo. A história é muito bem conduzida e prende sua atenção ao ponto de você sentir a agonia, as decepções e as alegrias que o personagem principal também passa ao desenrolar do filme. As cenas musicais contém uma tensão que conecta até aqueles que não são fãs da musica jazz (eu, por exemplo) e isso acaba se tornando um outro grande trunfo da produção, pois você acaba se envolvendo com as canções.
Pra finalizar, cabe dizer que a conclusão de "Whiplash" é cruelmente satisfatório. Fique tranquilo, isso não foi um spoiler pois você certamente não imagina como ele acaba.


CONTRAS: Foi difícil achar um ponto fraco no filme mas eles existem, mesmo que sejam dentro do contexto e dentro da proposta que o longa quer passar. Entretanto, uma das únicas coisas que me "incomodaram" foi um dos excessos que constam em algumas passagens do longa. Como por exemplo, a relação entre os demais músicos com o professor Fletcher me pareceu demasiadamente submissa. Por mais amedrontador que sejam as condutas do professor para com os seus alunos, creio que o medo que eles sentem soaram de forma excessiva mesmo que coerente. Fora isso, o filme é impecável!!

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Whiplash - Em Busca da Perfeição" (como dito no começo da analise) é um filmão. Só não é o primeiro nota 10 da "Sessão Sábadão", pois não trata-se de um filme com uma premissa original e inovadora, e grande parte da sua competência está nas ótimas atuações dos seus protagonistas, principalmente de J.K. Simmons. Juntando tudo isso, o filme entra pra minha lista de obras primas recentes do cinema. Vale o ingresso, a locação ou o download.




É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link: 
(https://www.facebook.com/blogeueocinema)


Nenhum comentário:

Postar um comentário