terça-feira, 21 de julho de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #18ª EDIÇÃO

"Sessão Sábadão" tá só um "pouquinho" atrasada, mas como diria o velho ditado: Antes tarde do que nunca. Sendo assim, o blog já está preparado para postar mais uma crítica "extremamente abalizada" de mais uma obra da nossa amada sétima arte chamada cinema. O filme da vez, é o blockbuster do ano: "Jurassic World". Lançado neste ano, a produção já chega a quarta maior bilheteria de todos os tempos. 
Filme já assistido, é hora de destrinchá-lo....


Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros - 2015

Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Ty Simpkins, Nick Robinson e Vincent D'Onofrio

Nota (0/10): 6,5
Super produção dirigida pelo jovem cineasta Colin Trevorrow, marca o quarto filme da franquia do parque dos dinossauros que ficou parada por quase quinze anos. Neste filme, o parque é reativado com uma nova direção, novo nome e novos dinossauros criados cientificamente. O mais perigoso deles, chamado Indominus Rex, consegue escapar e acaba implantando o caos sobre os visitantes do parque.

PRÓS: Uma coisa que sustenta o filme e sem dúvida nenhuma é o seu principal trunfo, é a diversão que ele proporciona. Mesmo tendo um enredo pouco comprometido (a gente chega lá), o filme tem sua dose de diversão, angustia e outros sentimentos que conseguem prender a atenção do espectador. A maioria dessas cenas (muito bem feitas) acontecem quando o super dinossauro Indominus Rex está em cena. Outro ponto positivo, é que mesmo sendo previsível em alguns momentos, o longa consegue ser imprevisível. Recheado de momentos clichês que já foram vistos em filmes anteriores, o filme te surpreende com algum novo e chocante acontecimento. No quesito atuação, Chris Pratt, Bryce Dallas Howard e Ty Simpkins são os destaques. Pratt tem carisma inegável, Bryce é bela e tem timing, e Simpkins é o ponto forte entre a relação dos jovens irmãos que se aventuram no caos proporcionado pelos animais pré históricos. A nostalgia que o filme proporciona também é bem vinda. Através da trilha sonora, objetos e veículos, o longa faz várias alusões á primeira produção da franquia.

CONTRAS: Se a diversão sustenta o longa positivamente, o seu enredo descompromissado e extremamente forçado, é o tendão de aquiles do filme. Sim, mesmo se tratando de uma ficção científica, com doses cavalares de aventura (ou vice e versa), "Jurassic World" força muito a barra!!! Algumas cenas exemplificam de forma clara essa situação: 1- O sapato de salto alto de Bryce Dallas Howard que não quebra, mesmo sendo perseguida por um velociraptor; 2- O beijo apaixonado entre os protagonistas em meio a uma debandada de pterodáctilos; 3- Crianças que conseguem fazer uma camionete pegar depois de passar mais de 20 anos parada, são apenas alguns dos exemplos que impedem o espectador a entrar no clima do filme. Outro ponto negativo do filme é a forma de como alguns personagens são desenvolvidos. Em especial destaco Zach, o irmão "aborrecente" (interpretado por Nick Robinson), Simon Masrani, o novo proprietário do parque (interpretado por Irrfan Khan) e Vic Hoskins, o vilão (interpretado por Vicent D'Onofrio). Zach, além de mal interpretado não obtém empatia alguma por parte do espectador, já o sr. Masrani protagoniza frases de efeitos e diálogos pífios na maioria das vezes, e por fim, o vilão Hoskins de Vincent D'Onofrio, além de caricato, tem o plano maquiavélico mais ilógico da história do cinema. Pra terminar, vale dizer que tudo isso que foi citado, está envolto em um enredo tolo, com justificativas infames para seus acontecimentos e que por mais divertido que o filme seja, ele acaba descendo quadrado ao espectador.

DIAGNÓSTICO DO FILME:
Pode-se dizer que "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros" é bem melhor do que o segundo e terceiro filme da franquia, e é uma produção competente quando trata-se de divertir o espectador. Mas é extremamente errôneo dizer que ele pelo menos se assemelha ao primeiro filme lançado por Steven Spielberg em 1993. No final das contas, é perceptivo que essa produção se preocupou mais em quanto poderia produzir em bilheteria do que com o seu enredo em si. Nota 6,5, mas pode ser melhor para os espectadores menos exigentes.


É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
(https://www.facebook.com/blogeueocinema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário