quarta-feira, 23 de novembro de 2016

FILMES COINCIDENTES

Volta em meia acontece algo curioso em Hollywood. Filmes que contém a mesma ideia ou temática e algumas vezes são exatamente idênticos, são lançados por diferentes estúdios na mesma época. Eu não sei bem o motivo, mas imagino que seja alguma aposta entre as distribuidoras pra ver qual filme é pior para pagar a caixa de cerveja no próximo churrasco. Independentemente disso, resolvi listar alguns longas que eu assisti e que exemplificam bem esse caso. Vamos lá?


O Ataque <> Invasão à Casa Branca (2013)



Lançados em 2013, "O Ataque" protagonizado por Channing Tatum e "Invasão à Casa Branca" protagonizado por Gerard Butler contam a mesma história de forma diferente: A Casa Branca, sede do presidente dos Estados Unidos, é invadida por terroristas e um único homem é capaz de salvar todos dessa situação. Outra coincidência que unem essas duas produções, são os seus bons diretores. Um é dirigido pelo maestro da catástrofe Roland Emmerich, o mesmo de "Independence Day", "O Dia Depois de Amanhã" e "2012", e o outro foi feito por Antoine Fuqua, que dirigiu "Dia de Treinamento".
Não assisti "Invasão à Casa Branca", mas achei o roteiro de "O Ataque" muito fraco, porém com ótimas cenas de ação. 

Armagedom <> Impacto Profundo (1998)


Em 1998, Hollywood decidiu que o mundo deveria ser destruído por um meteoro. Sendo assim, dois filmes com essa temática foram lançados quase que no mesmo momento: "Armagedom" dirigido por Michael Bay, e "Impacto Profundo" da cineasta Mimi Leder.
Na questão bilhetérica da coisa (eu inventei essa palavra, ok?), o filme estrelado por Bruce Willis e Ben Affleck deu uma surra no "rival" se tornando a produção mais vista no ano de 98. Já no quesito qualidade, ambos tiverem performances pífias devido aos eventos absurdos e pouco prováveis que ambas produções contém no seu enredo.

Amizade Colorida <> Sexo Sem Compromisso (2011)


Em 2011 o assunto coincidente foi o sexo. Os responsáveis por isso foram as comédias românticas "Amizade Colorida" estrelada por Mila Kunis e Justin Timberlake, e "Sexo Sem Compromisso" com Natalie Portman e Ashton Kutcher nos papéis principais. A temática de ambos consiste em um casal de amigos que decide ter relações sexuais e sem aprofundar o relacionamento.
Assisti os dois longas, e tive mais empatia com a história de Portman e Kutcher. Já a outra produção ficou bem abaixo no meu conceito.

Volcano <> O Inferno de Dante (1997)


Em 1997, foi a vez dos vulcões entrarem em erupção em Hollywood. Os longas que tratavam o assunto eram "Volcano" de Mick Jackson e "O Inferno de Dante" de Roger Donaldson. Ambos foram protagonizados por atores veteranos (Tommy Lee Jones e Pierce Brosnan respectivamente) e não tiveram tanto sucesso nas bilheterias e nas críticas especializadas.
Não assisti "Inferno de Dante", mas não me empolguei muito com "Volcano".

Vida de Inseto <> FormiguinhaZ (1998)


E quem disse que as animações não entraram nessa onda? Pois em 1998 a Disney (juntamente com a Pixar) e a Paramount resolveram lançar suas história sobre a vida das formigas, o que resultou nos excelentes "Vida de Inseto" e "FormiguinhaZ'. Enquanto um tem uma pegada mais lúdica e colorida, o outro foi para o lado mais "pesado" da coisa, contando com um elenco estelar nas dublagens (Woody Allen, Sharon Stone, Gene Hackman e até Sylvester Stallone).
Enquanto "Vida de Inseto" fez parte da minha infância, "FormiguinhaZ" acabou passando despercebido, mesmo sendo um bom filme.

K9 - Um Agente Bom pra Cachorro <> Uma Dupla Quase Perfeita (1989)


Não meus amigos, nem os tiras (adoro essa palavra) e seus cães policiais se safaram dessa situação em Hollywood. Em 1989, "K9 - Um Agente Bom pra Cachorro" protagonizado por James Belushi e o pastor alemão Rando, e "Uma Dupla Quase Perfeita" com Tom Hanks e Beasley o Cão disputaram as bilheterias. Ambos contam a história de um detetive que acaba se tornando parceiro de trabalho de um cachorro. Enquanto "K9" investe na comédia mais pastelão, o outro consegue aliar um pouco de drama na sua trama.
Se tratando de receita, os dois filmes foram muito bem. Se tratando de qualidade, o filme protagonizado por Hanks está a anos luz na frente de seu "rival".

Hércules <> Hércules (2014)


Para finalizar, vamos com o exemplo mais explícito de todos: "Hércules" de Renny Harlin e "Hércules" de Brett Ratner, ambos de 2014. Ambos contam a história do guerreiro da Grécia que é metade homem, metade Deus e tem uma força descomunal inseridos em um enredo diferente. Enquanto o "Hércules" protagonizado por Kellan Lutz tem uma história mais voltada para a mitologia, o "Hercules" com Dwayne Johnson no papel principal, traz o semideus como líder de um grupo de mercenários.
Nas bilheterias, o filme estrelado por Johnson foi um enorme sucesso e teve críticas mistas por parte de espectadores e profissionais. Já o outro longa, não conseguiu pagar os gastos de sua produção e foi considerado um dos piores filmes do ano.


E você, caro cinéfilo internauta? Curtiu mais esse post do blog? Se lembra de mais algum caso? Então curta a página no FACEBOOK, comente e compartilhe nosso trabalho com os seus amigos que assim como eu e você, simplesmente ama o cinema!



Um comentário:

  1. Muito boas listas! O meu favorito é Invacao a Casa Branca. Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes do Gerard Butler que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme de Os Deuses do Egito é um dos melhores que eu vi de ficção cientifica. Gostei do elenco. Não tem dúvida de que Gerard Butler foi perfeito para o papel principal. Sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinária. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir