quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

FILMES QUE EU AMO E "TODO MUNDO" ODEIA!!!

Há um bom tempo, postei uma matéria aqui no blog que nomeava os filmes que eu odiava e que "todo mundo" amava. Dessa vez resolvi entrar na onda contrária e buscar as películas que a maioria da população terrestre adoraria queimar nas brasas e eu simplesmente guardo no fundo do meu coração. Então sente-se na sua poltrona favorita e se prepare para ficar boquiaberto com os filmes que serão citados a seguir.
PS: Pode ficar tranquilo pois nenhum desses exemplos são atrocidades do quilate de "Cinquenta Tons de Cinza" não...


Trovão Tropical (2008)

Comédia dirigida e estrelada por Ben Stiller, "Trovão Tropical" teve boa repercussão entre os críticos especializados e chegou a concorrer o Oscar na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante" pela hilária performance de Robert Downey Jr. Porém, não se pode dizer o mesmo da crítica popular.
Pra quem conhece e acompanha esse blog há bastante tempo, sabe que este longa lidera o meu ranking das 10 melhores comédias feitas na década passada (clique aqui para o ranking). Mesmo assim, consigo contar nos dedos o número de pessoas que conheci e que tem o mesmo apreço por essa obra cinematográfica. Talvez por alguns excessos ou pelo tema que satiriza o cinema dentro do cinema, "Tropic Thunder" (no original) não conseguiu cativar o grande público que procurava apenas uma diversão despretensiosa e acabou se tornando uma das comédias mais odiadas que já tive notícia.



A Árvore da Vida (2011)

Se você conhece Terrence Malick, você já sabe como é a pegada de seus filmes. Existenciais e sem comprometimento nenhum com a compreensão do espectador, o diretor se tornou uma espécie de ícone do cinema cult. O problema é que no caso de "A Árvore da Vida" nem o público pertencente ao nicho específico, quanto o público mais comum obtiveram algum tipo de simpatia com a obra. Acusado de ser pesadamente monótono e com um nível filosófico bastante exagerado do que se era costumeiro nos filmes de Malick, esse acabou se tornando um dos trabalhos mais contestados de sua carreira.
Da minha parte tenho que admitir que entrei na onda caleidoscópica do longa e me peguei viajando em suas reflexões várias e várias vezes. Falar que entendi já seria um exagero, mas quem foi que disse que se precisa entender tudo na vida, não é mesmo?



Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Já ouviu a expressão "filme pra poucos"? Pois é... Este é o caso de "Birdman" lançado em 2014 e estrelado por Michael Keaton. Mesmo tendo uma direção ousada e interessante de Alejandro Iñarritu, um roteiro intrigante e engraçado que flerta com o nonsense, atuações afiadas e pontuais, aclamação da maioria dos críticos especializados e uma estatueta do Oscar de "Melhor Filme", "Birdman" é considerado por muita gente uma obra maçante e superestimada.
Na minha visão, este não é só um bom longa como é uma das obras primas do cinema recente. Como não se envolver na trilha sonora? Ou não se impressionar com a edição super inovadora? Ou não se entregar na dinâmica do roteiro? Ou não achar super foda a cena que traz o personagem de Michael Keaton conversando com o seu alter ego? Não sei... Mas teve muita gente que não deu a mínima pra todos esses aspectos e simplesmente odiou a película... Não posso fazer nada a não ser lamentar... :(

Treinando o Papai (2007)

Ok, pode até ser que esse filme não seja tão odiado assim como os exemplos anteriores, mas não conheci ninguém na face da terra que tenha dito: "Ei, eu gosto de 'Treinando o Papai!!!'" a não ser eu mesmo. É claro que tenho a consciência que se trata de um filme infantil feito pela Walt Disney e é uma obra genericamente genérica, mas mesmo assim consegue ser deliciosamente divertido na minha opinião. Se na crítica do público, esse longa é no máximo esquecível, na opinião especializada ele é desastroso. Julgado como tolo, infantilóide, inverossímil e mal interpretado, principalmente pela atriz mirim Madison Pettis, eu consegui encarar o longa com um olhar mais lúdico e enxerguei os pontos positivos da obra e todos eles estão embasados na divertida interpretação de Dwayne Johnson, que mesmo caricato de certa forma, consegue passar bom humor, charme e carisma na dosagem certa. 
Se você estiver procurando um bom filme infantil para assistir com seus filhos, priminhos ou sobrinhos e caso confie no gosto deste blogger que vos fala, então recomendo "Treinando o Papai".

Se Beber, Não Case! - Parte 3 (2013)

Devo confessar... Eu não aaaamo "Se Beber, Não Case! - Parte 3", mas guardo este filme em um lugar mais especial na memória do que a maioria dos seus espectadores.
Se você leu o post onde citei os filmes que eu odeio e todo mundo ama, lembrará que um dos exemplos foi o segundo filme da franquia. Mesmo sendo uma cópia escrachada e apelativa do primeiro longa, teve aclamação de grande parte da opinião pública. Justamente o contrário acontece aqui. Acusado de ser pouco engraçado e conter um teor mais dramático do que as películas anteriores, que de fato acontece, ele acaba ganhando na originalidade e finaliza a franquia de forma competente. Pena que o lado bom não foi notado por grande parte do público e o filme acabou sendo taxado como o pior da trilogia, o que na minha visão é uma afirmação, no mínimo injusta.




Zohan: O Agente Bom de Corte (2008)

E por fim, o exemplo que revoltará mais a você caro cinéfilo internauta. Sim... Pode acreditar... Esse blogger que vos fala gosta de "Zohan: O Agente Bom de Corte", um dos filmes mais odiados do famigerado Adam Sandler. Já não sei quantas vezes foi expressado neste blog o meu sentimento pelo trabalho do ator americano. A raiva é tanta que rendeu até um post do "Let's Burn it". Mas quem já leu esse mesmo post, notou que citei "Zohan" como uma das poucas coisas boas que Sandler fez ao longo de sua carreira. Sendo assim, vamos entender a seguinte lógica: eu não gosto da obra do ator, mas o mesmo é amado por muitos e faz muito dinheiro cada vez que estréia um novo filme, mas um dos seus trabalhos mais odiados até por quem é seu fã, se tornou uma das minhas comédias preferidas? É exatamente isso! Mas a pergunta é: o que torna esse longa tão especial e diferente de outras atrocidades cometidas pelo comediante? Eu realmente não sei, só sei que me fez rir do começo ao fim... vai entender.


É isso aí meus caros amigos! E você? Qual é aquele filme que você ama e que é odiado por quase todas as pessoas que você conhece? Participe através dos comentários e não deixe de curtir, compartilhar e se inscrever na página do "Eu e o Cinema" no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário