segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

COLETÂNEA: MARTIN SCORSESE

Parece que não, mas este ano de 2017 já está no seu décimo sétimo dia. Dito isso, já está mais do que na hora de estrear um novo quadro aqui no blog "Eu e o Cinema". Sendo assim, lhes apresento o "Coletânea", o quadro que irá trazer os sete filmes mais importantes de uma grande personalidade dos cinemas (atores, cineastas, roteiristas, entre outros). 
Dizem que musicalmente falando, se alguém deseja se aprofundar mais na carreira de uma determinada banda ou artista, uma coletânea que envolve seus melhores trabalhos é um recurso essencial. E é basicamente isso que esse novo espaço vai fazer, trazer algumas das coisas mais interessantes da carreira de um grande nome da sétima arte. Para começarmos com o pé direito, ninguém melhor do que um dos cineastas mais importantes da Nova Hollywood e de toda a história do cinema: o magnífico e visceral Martin Scorsese.
Quer visitar (ou revisitar) as coisas mais bacanas da vida cinematográfica desse diretor, então vem comigo...





PRIMEIROS TRABALHOS

Alice Não Mora Mais Aqui (1974)

Elenco: Ellen Burstyn, Khis Kristofferson, Diane Ladd, Harvey Keitel e Jodie Foster
Este não trata-se do primeiro filme da carreira de Martin Scorsese, mas sim o quarto. Antes dele, o cineasta já tinha dirigido o ótimo "Caminhos Perigosos" de 1973, onde já tinha trabalhado com o ator Harvey Keitel. Mas foi este drama que fez Hollywood olhar para o diretor com bons olhos pela primeira vez, já que o filme concorreu a 3 categorias e venceu a de "Melhor Atriz" pelo ótimo desempenho de Ellen Burstyn no papel principal.
O longa conta a história da viúva Alice (Burstyn) que precisa trabalhar para sustentar seu pequeno filho. Ela arruma um emprego como cantora e acaba se envolvendo com Ben (Keitel), um homem casado e extremamente agressivo. Correndo perigo, Alice foge para outra cidade aonde conhece Flo (Ladd) e o fazendeiro David (Kristofferson), por quem acaba se apaixonando.


PRIMEIRO SUCESSO

Taxi Driver (1976)

Elenco: Robert DeNiro, Cybill Sheperd, Jodie Foster, Harvey Keitel e Albert Brooks
Dois anos depois do lançamento de "Alice Não Mora Mais Aqui", Scorsese lança aquele que seria o seu primeiro grande sucesso de crítica e público: o sujo, o violento e o lendário "Taxi Driver" de 1976. O filme foi considerado um dos mais importantes da "Nova Hollywood" um movimento cinematográfico que revolucionou a sétima arte entre os anos 60 e 80, e até hoje é reverenciado pelos amantes do cinema.
O longa conta a história de Travis Bickle (DeNiro), um ex-soldado que devido a constantes crises de insônia, arruma emprego como taxista noturno nas ruas de Nova York. Enfurnado nesse panorama, Bickle testemunha acontecimentos como roubos, prostituição, traição, assassinato e outras diversas situações que entram em rota de colisão com sua sanidade mental, o transformando em uma pessoa com poucos traquejos sociais e extremamente paranoica. 
Um filme para se ter na estante.

CONFIRMAÇÃO DO SUCESSO

Touro Indomável (1980)

Elenco: Robert DeNiro, Joe Pesci, Kathy Moriarty e Frank Vincent
Se alguém ainda duvidava da capacidade de Martin Scorsese em dirigir películas que entrariam para a história da sétima arte, devido ao lançamento do regular "New York, New York" de 1977, essa desconfiança acabou com o lançamento de Touro Indomável de 1980. Esse filme também foi responsável por estabelecer de vez a parceria "DeNiro/Scorsese" que resultou em 8 longas, pois premiou o ator com o Oscar de "Melhor Ator" pela sua voraz e excelente interpretação.
"Raging Bull" (no original) é baseada na história do pugilista ítalo-americano Jake LaMotta, que devido a sua personalidade forte e impulsiva, teve uma conturbada vida pessoal, amorosa e profissional.
Se você gosta de cinema e ainda não assistiu esse filme, a hora é agora!

LADO B

O Rei da Comédia (1983)

Elenco: Robert DeNiro, Jerry Lewis e Sandra Bernhard
Após o mega sucesso de Touro Indomável, o próximo filme já nascia com a responsabilidade de ser tão bom quanto o seu antecessor, independente de qualquer coisa. Não que "O Rei da Comédia" de 1982 seja uma produção ruim, muito pelo contrário, mas devido a premissa bem diferente em relação a trabalhos anteriores de Scorsese, essa comédia dramática acabou tendo menos sucesso de público e acabou caindo no esquecimento.
O filme conta a história de Rupert Pupkin (DeNiro), um aspirante a comediante que deseja fazer uma participação em um famoso talk-show apresentado por Jerry Langford (Lewis), e para realizar seu desejo, ele é capaz de fazer qualquer coisa.
Devido a produção extremamente cansativa deste longa, a parceria DeNiro/Scorsese sofreu um intervalo de sete anos sem lançar nenhuma novidade.


POLÊMICA

A Última Tentação de Cristo (1988)

Elenco: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey e David Bowie
A filmografia de Martin Scorsese não é apenas densa e visceral, mas também teve polêmica. A maior de todas, foi referente o lançamento do drama religioso "A Última Tentação de Cristo" lançado em 1988. O filme que conta como seria se Jesus tivesse negado a crucificação e vivesse como um carpinteiro comum, simplesmente revoltou a igreja católica e foi alvo de protestos e diversos boicotes.
A repercussão do longa foi bem eclética, pois o cineasta concorreu ao Oscar como "Melhor Diretor", Barbara Hershey como Maria Madalena concorreu ao Globo de Ouro como "Melhor Atriz Coadjuvante" e Harvey Keitel no papel de Judas recebeu a indicação de "Pior Ator Coadjuvante" na Framboesa de Ouro.
Se você é daqueles que ama a sétima arte independente de crenças e religião, vale a pena assistir essa película.

THE BIG HIT!

Os Bons Companheiros (1990)

Elenco: Ray Liotta, Robert DeNiro, Joe Pesci, Lorraine Bracco e Paul Sorvino.
Há quem discorde, afinal a cinematografia de Martin Scorsese é repleta de grandes clássicos, mas para este blogger que vos fala, "Os Bons Companheiros" é o melhor trabalho do diretor até hoje. Esse filme que fica entre as três primeiras posições de qualquer lista do mundo sobre os melhores filmes de máfia da história do cinema, ou sobre os melhores filmes da década de 90, sintetiza e resume a maneira de trabalho do cineasta.
O longa que marcou o retorno da parceria DeNiro/Scorsese, que ainda resultaria em mais dois trabalhos, e que por incrível que pareça, não levou o Oscar de "Melhor Filme" na edição de 1991, acompanha a vida do gangster Henry Hill no mundo da máfia, desde sua ascensão até o seu declínio.
Simplesmente uma obra de arte, que deve ser visto por qualquer ser que respire... E eu falo sério!

O ÚLTIMO SUCESSO

O Lobo de Wall Street (2013)

Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e Matthew McConaughey
Após o fim da parceria DeNiro/Scorsese, o diretor começou uma nova fase com outro ator ítalo-americano, dessa vez com Leonardo DiCaprio. Essa parceria rendeu, até hoje, cinco longas, entre eles grandes clássicos da carreira de ambos, como "O Aviador" de 2004, "Os Infiltrados" de 2006 e "A Ilha do Medo" de 2010.
"O Lobo de Wall Street" de 2013, talvez não seja o melhor filme da cinematografia do diretor, mas é um daqueles que relembrou as origens de Scorsese, seja no enredo visceral, na atmosfera masculina e nas edições frenéticas que se assemelhavam com trabalhos anteriores.
Nesta produção, a história acompanha a vida de Jordan Belfort (DiCaprio), um jovem corretor de ações que enriquece ilicitamente e forma uma das maiores e mais poderosas/escandalosas empresas de investimentos de Wall Street. Tudo isso regado a muito dinheiro, sexo e drogas pesadas. Um puta filme!


É isso aí pessoal! Quer aprender um pouco mais sobre Martin Scorsese e não sabia por onde começar, tomara que o blog tenha te ajudado nessa questão através dessa coletânea de grandes filmes do diretor.
Não se esqueça de comentar, de compartilhar nossa ideia com amigos, e principalmente curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook.








Nenhum comentário:

Postar um comentário