domingo, 28 de maio de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #58ª EDIÇÃO

Caros internautas amantes do cinema, mais um domingão na área e o blog está preparado para postar a boa e velha Sessão Sábadão. O filme de hoje é "A Cabana", drama lançado ainda esse ano e protagonizado por Sam Worthington e Octavia Spencer. 
Sem me estender, vamos ao que interessa...


A Cabana - 2017

Elenco: Sam Worthington, Octavia Spencer, Aviv Alush, Sumire, Amélie Eve, Tim McGraw, Radha Mitchell, Megan Charpentier, Gage Munroe, Graham Greene e Alice Braga.


SOBRE O FILME:
Baseado no best seller escrito por William P. Young, "A Cabana" é um longa dirigido por Stuart Hazeldine e conta a história de Mac, um homem que sofreu uma grande tragédia familiar recente e é convidado pela santíssima trindade (Deus, Jesus e o Espírito Santo) a passar um fim de semana inteiro em uma misteriosa cabana.

PRÓS: Há quem diga que quando os aspectos técnicos de um filme são exaltados é porque no fundo, no fundo, não se trata de uma obra tão boa assim. Se esse é o caso de "A Cabana", leia o post até o final para descobrir. Independente disso, este requisito é um dos pontos positivos do longa. Os efeitos especiais juntamente com sua fotografia tornam tudo visualmente belo.(0,5)
No quesito atuação, o elenco em geral é de mediano pra baixo. O único exemplo que realmente se destaca positivamente é a interpretação de Octavia Spencer. A atriz capta a essência de seu personagem passando a bondade, a sobriedade e o peso necessário para a formação do papel.(1)
Ainda falando sobre os atores, eu gostei da formação étnica que o filme propõe no seu núcleo principal. Saber que os tipos escolhidos para interpretar a Santíssima Trindade foge totalmente do esteriótipo americano/ocidental que é costumeiro em Hollywood, injeta uma certa novidade á obra.(0,5)
Focalizando no roteiro, é valido dizer que ele é repleto de boas intenções e tem uma moral, no mínimo, bacana para passar ao seu espectador. Mesmo que conduzida de forma imperfeita, esse é um quesito que deve ser levado em consideração para sua avaliação.(2) 


CONTRAS: Um dos problemas que se torna explícito logo de cara, é a maneira preguiçosa que o filme estabelece alguns pontos de sua estrutura narrativa. Usar uma chuva torrencial para elucidar ao espectador que algo muito grave está acontecendo ou usar sonhos para esclarecer questões sobrenaturais, são apenas um destes recursos.(-1)
Como eu já tinha dito anteriormente, o elenco de maneira geral entrega uma atuação aonde sua qualidade varia de mediano para sofrível. Sam Worthington por exemplo, até dá uma interpretação correta, mas esbarra na falta de incompatibilidade da relação entre o personagem e os espectadores.(-1)
Outro grande problema da estrutura narrativa de "A Cabana" é a maneira brusca e episódica que ela se desenvolve. A história é contada como se fosse capítulos e entrega soluções repentinas só porque o roteiro pede que aquilo aconteça naquele determinado momento.(-0,5)
Os diálogos em sua maioria se tornam outros pontos negativos do longa. Expositivos, altamente previsíveis e carregados de sentimentalismo, as conversações dos personagens são pouco fluidas e não passam credibilidade.(-1)
Conforme citado nos prós, o roteiro do filme é bem intencionado e moralmente positivo. Pena que a maneira que foi conduzida é um tanto mal trabalhada e acaba soando vazio para aquele espectador que não está inserido ao discurso cristão que o filme prega.(-1)

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"A Cabana" é um filme que tem uma mensagem pra passar e pode emocionar um espectador mais sentimental e aberto ao forte tom religioso da película. Entretanto, o drama acaba devendo muito como uma obra cinematográfica de qualidade. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:








É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 



E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário