terça-feira, 20 de junho de 2017

COLETÂNEA: RODRIGO SANTORO

Muitas palavras podem resumir a pessoa de Rodrigo Santoro... Talentoso, puta intérprete, um mártir da tv e do cinema brasileiro, estrela hollywoodiana, entre tantos outros. Justamente por isso, o "Eu e o Cinema" resolveu montar a primeira coletânea tupiniquim do blog e escalar os sete filmes mais importantes da carreira do ator. Curtiu a ideia, então segue a leitura...






PRIMEIRO GRANDE TRABALHO

Bicho de Sete Cabeças (2001)


Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cassia Kis Magro, Daniela Nefussi, Caco Ciocler, Gero Camilo, Luis Miranda
Este não foi o primeiro longa da carreira de Rodrigo Santoro. O ator já tinha feito algumas produções de pequena expressão e já era dono de uma carreira consolidada na teledramaturgia brasileira. Mas foi aqui onde provou todo o seu talento dando vida a Neto, um jovem de classe média baixa que é internado a força pelos próprios pais, depois que estes descobrem um cigarro de maconha em suas coisas pessoais. Com um enredo cruelmente pesado e verdadeiro que explora as horríveis condições das clínicas de reabilitação que geralmente funcionam no país, o filme alcançou tremenda aclamação por parte da crítica e do público, e Santoro começava a despertar como um dos melhores atores brasileiros de sua geração.


A CONSOLIDAÇÃO

Abril Despedaçado (2001)


Elenco: Rodrigo Santoro, José Dumont, Rita Assemany, Luis Carlos Vasconcelos, Flávia Marco Antonio.
No mesmo ano de lançamento de "Bicho de Sete Cabeças", Rodrigo Santoro protagonizou aquele que seria a sua vitrine para o cinema internacional. "Abril Despedaçado" trata-se de um drama fortíssimo dirigido por Walter Salles que acabou concorrendo na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" no Globo de Ouro de 2002.
No filme, o ator interpreta Tonho, um jovem sertanejo que deve vingar uma família rival pela morte de seu irmão pois seu pai assim o diz. Mas quando começa entender a vida a sua volta e incluir novas pessoas no seu convívio, o rapaz começa a questionar essa tradição e a sentir medo de suas consequências. Baseado em um livro albanês, essa obra nacional deve ser contemplada por qualquer um que ame a sétima arte.


O PRIMEIRO BOOM!

Carandiru (2003)


Elenco: Luis Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Gero Camilo, Rodrigo Santoro, Ailton Graça, Maria Luisa Mendonça, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Caio Blat, Milhem Cortaz, Antonio Grassi, Vanessa Gerbelli, Leona Cavalli, Rita Cadillac, Robson Nunes.
Dirigido pelo lendário Hector Babenco, "Carandiru" reuniu o que tem de melhor no cinema brasileiro e fez um dos filmes mais bombásticos da década passada. Com um roteiro que conta o dia a dia de uma das casas de detenção mais emblemáticas do país até a data histórica do massacre de 111 detentos, o longa deu espaço para Rodrigo Santoro brilhar mais uma vez no papel de Lady Di, uma travesti que cumpre pena no Carandirú e deseja se casar com o detento Sem Chance. O filme é repleto de grandes atuações devido ao seu elenco afiadíssimo, mas é Santoro quem entrega uma das performances mais poderosas desta película.


THE BIG HIT!

300 (2006)


Elenco: Gerard Butler, Lena Headey, Rodrigo Santoro, Dominic West, Vincent Regan, David Wenham, Michael Fassbender.
Não foi o primeiro filme hollywoodiano da carreira de Rodrigo Santoro (já que o mesmo esteve presente em "As Panteras Detonando" e "Simplesmente Amor", ambos de 2003), mas é o primeiro que merece destaque. "300" se tornou um dos filmes mais cultuados e inventivos dos últimos anos, alcançando um grandioso sucesso que dura até os dias atuais. Este longa que segue a caminhada de trezentos espartanos liderados pelo Rei Leônidas até a batalha final contra os persas, traz o ator brasileiro na pele do vilão Xérxes I, papel esse que lhe rendeu uma indicação na categoria de "Melhor Vilão" no MTV Movie Awards de 2007.



NOVOS ARES

Rio (2011)


Elenco: Jesse Einsenberg, Anne Hathaway, George Lopez, Jemaine Clement, Leslie Mann, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Will.i.am, Jake T. Austin.
Depois de "300", Rodrigo Santoro se embrenhou em vários outros projetos. Teve filme brasileiro, comédias, comédias românticas, dramas, experimentais, mas foi em 2011 que o ator resolveu mudar um pouco os ares e emprestou sua voz para a animação "Rio". No longa, Santoro dublou o professor Túlio, um personagem brasileiro que descobre o paradeiro de uma das últimas araras azuis do mundo e decide levá-lo ao Brasil para procriar e evitar a extinção. Uma curiosidade a se destacar aqui, é que o ator foi o único a fazer esse trabalho de dublagem tanto na versão original (americana), quanto na versão tupiniquim.




VOLTA AS ORIGENS

Heleno (2012)


Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Angie Cepeda, Othon Bastos, Erom Cordeiro, Herson Capri.
Enquanto esteve em Hollywood, Rodrigo Santoro nunca deixou o cinema brasileiro de lado, mas dentre seus filmes nacionais mais recentes, "Heleno" foi o que fez mais barulho. O longa biográfico que conta sobre a ascensão, sucesso e decadência de Heleno de Freitas, o primeiro bad boy do futebol brasilis que se tem notícia, foi um dos mais aclamados pela crítica no ano de 2012. Rodado todo em preto e branco, a produção é imersiva, bem estruturada e traz uma das melhores atuações de Santoro nos últimos anos. Um filme que faz jus aos elogios que recebeu da crítica especializada na época de seu lançamento.





O ÚLTIMO SUCESSO

Golpe Duplo (2015)


Elenco: Will Smith, Margot Robbie, Rodrigo Santoro, Gerald McRaney, BD Wong, Adrián Martínez.
Perto dos filmes que foram citados até aqui, "Golpe Duplo" de 2015 está longe de ser um primor da sétima arte, mas entre os trabalhos mais recentes de Rodrigo Santoro é o que sobressai. Este drama policial conta a história de Nicky Spurgeon, um experiente trapaceiro que acaba conhecendo a jovem e esperta Jess Barrett. Ao perceber seu potencial, ele decide treina-la na profissão mas acaba se apaixonando e correndo o risco de por tudo a perder. Por sua vez, o ator brasileiro interpreta Garriga, uma espécie de vilão tornando-se um grande empecilho para o casal protagonista.
Mesmo não sendo unanimidade nas críticas especializadas, o grande público comprou a ideia e a bilheteria deste longa foi um enorme sucesso, arrecadando três vezes mais do que o seu orçamento final.



E então caros amigos cinéfilos, queria um resumo da grandiosa carreira de um dos atores brasileiros mais importantes da história do cinema? Tomara que o blog tenha ajudado nessa questão através dessa coletânea.
Não se esqueça de comentar, de compartilhar nossa ideia com amigos, e principalmente curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário