domingo, 21 de janeiro de 2018

SESSÃO SÁBADÃO - #92ª EDIÇÃO

Mais uma semana que se foi e outra logo recomeça. E junto com ela vem também mais uma edição da Sessão Sábadão. Nesta nonagésima segunda edição vamos falar de um filme que foi originalmente lançado em 2016 mas chegou aqui em meados do ano passado direto em DVD se mantendo desapercebido por muita gente. Estou falando da comédia policial "Free Fire". Então prepare sua escopeta, sua metralhadora ou seu revólver calibre 38 e vamos a análise:


Free Fire - 2016

Elenco: Brie Larson, Armie Hammer, Cillian Murphy, Sharlto Copley, Sam Riley, Jack Reynor, Michael Smiley e Baboou Ceesay.


SOBRE O FILME:
Dirigido por Ben Wheatley e produzido por Martin Scorsese, "Free Fire" se passa em meados da década de 70 e acompanha uma noite de negociações de armas entre bandidos e traficantes localizada em um galpão abandonado. Devido a uma crescente tensão entre os negociantes e uma série de mal entendidos, um tiroteio toma conta do lugar e qualquer um se torna alvo em potencial.
Foi lançado originalmente em 2016, mas devido ao pouco apelo comercial chegou ao Brasil diretamente em DVD no último semestre de 2017.

PRÓS: Praticidade é o adjetivo que melhor se encaixa para definir esse filme. Isso porque sua tal praticidade influencia diversos fatores positivos ao decorrer da obra. Um exemplo imediato é a maneira que o roteiro estabelece a personalidade de seus personagens. Não existe evolução aqui. Cada um é o que é do inicio até o final da história. Em cima desse fator, o elenco consegue brilhar entregando de forma simples exatamente o que se espera deles. O grande destaque vai para a atuação de Sharlto Copley. Irritadiço mas ao mesmo tempo complacente, ele se torna o papel mais interessante e engraçado do longa.(0,5)
Isso nos leva ao fator humorístico que carrega a história e faz isso corretamente. Pontual, o humor do filme passeia de forma muito competente entre a comédia satírica e até mesmo na comédia física e pastelão.(1)
Um outro ponto que o roteiro faz bem em "Free Fire" é ser o mais imparcial possível quando o tiroteio se estabelece. Mesmo obtendo os personagens chamados principais, ele não toma partido da maioria deles e acaba passando a sensação de imprevisibilidade que se sustenta até o final.(1)
A praticidade, já citada anteriormente, influência também na duração do longa. Sem se estender, ele passa a sua mensagem e diverte o espectador no tempo necessário.(0,5)
Ponto positivo para seus quesitos técnicos como a fotografia, o design de som, a trilha sonora e especialmente o figurino que transmite uma noção exata da época em que a história se passa de maneira bastante convincente.(0,5)



CONTRAS: O principal problema do roteiro é a falta de material que ele tem nas mãos. Sim, ele é pratico e não se estende mas acaba se tornando truncado quando ele tenta entregar mais do que tiros e explosões. Sem muito pra contar, a história fica amarrada e circular por boa parte do segundo ato.(-1)
Uma coisa que "Free Fire" estabelece desde do seu início é o fato de que nenhum daqueles que estão inseridos na história tratam-se de mocinhos. Todos aqui são bandidos e só querem salvar seus traseiros. Devido a isso, o filme acaba escorregando na sua própria convicção quando tenta inserir elementos destoantes na relação entre os personagens de Brie Larson e Cillian Murphy. Mesmo que justificável e até se redimindo no seu ato final, a obra acaba perdendo força por tentar investir nesse fator.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Free Fire" é um filme prático e divertido que entrega aquilo que propõe sem maiores enrolações. Está longe de ser um filmaço mas merecia maior atenção do público. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:  







É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 


E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

(https://www.facebook.com/blogeueocinema)

Um comentário:

  1. Gostei ver Cillian Murphy no elenco. Adoro muito os filmes, sobre tudo os que tem ótimas histórias, ancho que o trabalho de Cillian Murphy e bom, sempre escolhe projetos com um bom elenco e roteiro, é um profissional e em cada uma das suas obras me deixa hipnotizada com o seu grande talento em a Dunkirk, é uma obra prima. Ancho que é umo dos mehores filmes da filmografia de Cillian Murphy, seu personagem exige muito esforço e talento também o ritmo do filme foi muito ameno, acho que é um filme que impacta todo o público.

    ResponderExcluir