quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

COLETÂNEA: PHILLIP SEYMOUR HOFFMAN

O primeiro mês do ano de 2018 já acabou e blog passou por um dos períodos menos produtivos desde que foi reativado. Para retomarmos nossas atividades á todo vapor vamos listar os sete filmes mais importantes da excelente filmografia do saudoso (e ultra talentoso) Phillip Seymour Hoffman. 
Já que queremos começar o ano bem, vamos fazer da melhor maneira possível!







PRIMEIROS TRABALHOS

Perfume de Mulher (1992)


Elenco: Al Pacino, Chris O'Donnell, James Rebhorn, Phillip Seymour Hoffman, Gabrielle Anwar, Bradley Whitford.
Clássico do cinema, "Perfume de Mulher" de 1992 foi também um dos primeiros trabalhos de Phillip Seymour Hoffman em Hollywood. Responsável por entregar a Al Pacino a única estatueta dourada de sua carreira até então, o longa alcançou status de obra prima da sétima arte e encanta até hoje aqueles que amam um bom filme.
Mesmo que protagonizado por Pacino (que com uma performance estarrecedora roubou todas as atenções) e co-protagonizado por Chris O'Donnell, um jovem Seymour Hoffman interpretaria o inescrupuloso e manipulador estudante George Willis Jr., um papel restritamente  coadjuvante mas com total relevância para o andamento da trama.

O PRIMEIRO BOOM!

Boogie Nights - Prazer sem Limites (1997)


Elenco: Mark Wahlberg, Burt Reynolds, Julianne Moore, John C. Reilly, Heather Graham, Phillip Seymour Hoffman, William H. Macy e Don Cheadle.
Muitos outros filmes tiveram Phillip Seymour Hoffman em seu elenco entre os anos de 1992 e 1997. É possível citar obras de sucesso como "A Fuga" e "Quando um Homem Ama uma Mulher" de 1994 e "Twister" de 1996. Mas foi no ano seguinte que o ator demonstraria seu talento e começava a dar indícios de que se tornaria um grande nome dos cinemas. Tudo isso graças a "Boggie Nights - Prazer sem Limites", um dos primeiros longas dirigido pelo aclamado diretor Paul Thomas Anderson que fez bastante barulho em Hollywood na época de seu lançamento.
Nessa história situada no Vale de San Fernando nos longínquos anos 70 e que destrinchava todo o caos e o glamour do mundo pornográfico da época, Hoffman deu a vida ao auxiliar Scotty J., um jovem discreto e de poucas palavras que nutria sentimentos pelo protagonista. O papel lhe rendeu a sua primeira indicação ao Screen Actors Guild.

O ACLAMADO!

Magnólia (1999)


Elenco: Tom Cruise, Julianne Moore, Phillip Seymour Hoffman, William H. Macy, John C. Reilly, Jason Robards, Melora Walters, Jeremy Blackman.
Depois de participar de filmes como"O Grande Lebowski", "Patch Adams" e "Felicidade", todas de 1998, Phillip Seymour Hoffman viria a trabalhar novamente com o diretor Paul Thomas Anderson (parceria essa que renderia diversas obras cinematográficas) no aclamado drama "Magnólia" de 1999.
Tido para muitos como o melhor longa da carreira do diretor, a película é ousada em interligar a história de nove personagens distintos apresentando um roteiro elaborado, cheio de parábolas e enriquecedoramente consciente.
A performance de Phillip no papel do enfermeiro Phil Parma lhe rendeu diversas indicações a prêmios. 


THE BIG HIT!

Capote (2005)



Elenco: Phillip Seymour Hoffman, Clifton Collins Jr., Catherine Keener, Chris Cooper, Bruce Greenwood, Mark Pellegrino, Amy Ryan.
O tempo passou e a carreira de Phillip Seymour Hoffman não estagnou. Talentoso e versátil, o ator esteve em dramas ("A Última Noite" de 2002 e "Could Mountain" de 2003), suspenses ("O Talentoso Ripley" de 1999 e "Dragão Vermelho" de 2002), comédias aclamadas ("Embriagado de Amor" de 2002) e comédias pastelão ("Quero Ficar com Polly" de 2004). Mas foi em 2005 que Seymour Hoffman se depararia com aquele que seria o trabalho que lhe renderia seu Oscar de "Melhor Ator": o biográfico "Capote". Neste longa, ele encarnou o personagem título com muita maestria e deu vida a uma das passagens mais contraditórias da vida do escritor americano.
Se antes deste filme, o ator era visto como uma espécie de coadjuvante de luxo, após seu lançamento se tornou um dos nomes mais fortes do cinema recente.


NOVAS VERTENTES

Missão Impossível 3 (2006)


Elenco: Tom Cruise, Phillip Seymour Hoffman, Ving Rhames, Laurence Fishburne, Jonathan Rhys Meyers, Maggie Q, Simon Pegg, Michelle Monaghan, Billy Crudup.
Um ano após brilhar no seu filme mais importante, Phillip Seymour Hoffman decidiu dar um breve tempo dos dramas independentes para dar as caras em um blockbuster de verão. Para ser mais preciso, o ator deu vida ao sádico vilão Owen Davian no terceiro longa da franquia "Missão Impossível". Bem avaliado pelos críticos e pelo público, o longa de verão protagonizado por Tom Cruise ganhou um que de carga dramática devido a performance de Hoffman sem deixar de lado as eletrizantes sequências de ação repleta de tiros, bombas e acrobacias que fazem jus ao título da obra.


O INTENSO

Dúvida (2008)


Elenco: Meryl Streep, Phillip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Joseph Foster, Alice Drummond.
Junte no mesmo filme um roteiro pesado sobre os bastidores de uma igreja e um possível escândalo envolvendo um padre e seu coroinha, atores do quilate de Meryl Streep, Phillip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis, e adicione diálogos intensos e perplexos. Agora me diga se essa obra não teria todos os requisitos para se tornar um filmão. Pois este drama já existe e se chama "Dúvida". Lançado em 2008, a película recebeu aclamação total por onde passou e recebeu diversas indicações ao Oscar, mas de forma injusta não levou nenhuma estatueta pra casa.
Na trama, Hoffman da vida ao carismático e cativante padre Flynn, que recém chegado a uma escola de freiras, tenta quebrar a rigidez do lugar e faz amizade com o primeiro aluno negro admitido pela instituição. Esse fator é o suficiente para que a influente Irmã Aloysius ponha em cheque a moral e as intenções desse relacionamento. Mais um puta filme pro currículo.


O ÚLTIMO GRANDE TRABALHO

O Mestre (2012)


Elenco: Joaquin Phoenix, Phillip Seymour Hoffman, Amy Adams, Laura Dern, Ambyr Childers, Jesse Plemons.
Depois de 10 anos sem trabalhar juntos, a parceria entre Phillip Seymour Hoffman e o diretor Paul Thomas Anderson foi retomada em 2012 com o lançamento do espetacular drama "O Mestre". A trama que relata as origens de uma seita chamada "A Causa" e destrincha todos os seus dogmas e influências, traz um elenco poderoso formado por Joaquin Phoenix na pele do alcoólatra veterano de guerra Freddie Quell, Phillip Seymour Hoffman como Lancaster Dodd, o carismático fundador do culto religioso e Amy Adams interpretando sua fiel esposa Peggy Dodd, acompanhados de um roteiro forte, com diálogos de tirar o folego e uma estrutura narrativa muito bem elaborada.
Aclamado pela crítica, assim como a maioria de seus filmes, "O Mestre" foi lembrado em diversas categoria do Oscar e ficou marcado como o grande último filme da carreira de Phillip Seymour Hoffman que viria a falecer em 2014... :( 


E vocês amigos e amigas internautas? Qual outro filme dessa lenda dos cinemas deveria estar nessa coletânea na sua opinião? Deixe sua opinião através dos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia nesse ano de 2018!



Nenhum comentário:

Postar um comentário