domingo, 24 de fevereiro de 2019

PALPITES - OSCAR 2019

Logo mais, mas precisamente as 22 horas, vai rolar a nonagésima primeira edição do Oscar, a cerimônia de prêmios mais importante da sétima arte que ocorre anualmente. Para entrarmos no clima cedo, está na hora de postar os palpites que já se tornaram tradição aqui no blog Eu e o Cinema. Assim como em 2018, apenas palpitarei nas categorias de "Melhor Filme", "Melhor Diretor", "Melhor Atriz", "Melhor Ator", "Melhor Atriz Coadjuvante" e "Melhor Ator Coadjuvante". Em cada uma delas citarei quem eu acho que vai ganhar e quem merece ganhar de fato. Também destacarei respectivamente, aqueles que menos merecem (ou não merecem) levar a estatueta pra casa entre os indicados. Sendo assim, vamos lá...






Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Marina de Tavira (Roma)
Quem vai ganhar: Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Quem menos merece ganhar: Amy Adams (Vice)

Começando pela categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante", o blog deposita sua torcida em Marina de Tavira pela sua maravilhosa performance no filme "Roma" que reúne fortes sentimentos como amor, cuidado, decepção, raiva e até um quê de descontrole de maneira orgânica. Entretanto, as premiações que ocorreram até aqui apontam a atriz Regina King como favorita a estatueta pelo seu ótimo trabalho no filme "Se a Rua Beale Falasse". Por outro lado, Amy Adams que já concorreu diversas vezes por papéis mais importantes e até já foi esnobada em outras oportunidades, dessa vez foi indicada por uma atuação comum e pouco exigente pelo filme "Vice", sendo entre todas as concorrentes, a que menos merece levantar a estatueta dourada nessa edição.




Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Mahershala Ali (Green Book)
Quem vai ganhar: Mahershala Ali (Green Book)
Quem menos merece ganhar: Adam Driver (Infiltrado na Klan)

Na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante" temos dois recentes vencedores brigando pela sua segunda estatueta dourada: Sam Rockwell por "Vice" e Mahershala Ali por "Green Book". Minha torcida vai para o segundo nome que muito provavelmente levará a premiação de logo mais. Numa atuação contida, centrada e carismática, o ator entrega uma performance fantástica e se torna um dos principais pontos positivos do filme.
Não me entendam mal, eu adorei o trabalho de Adam Driver em "Infiltrado na Klan" e o acho um ator de grande talento. Mas entre os outros concorrentes, talvez seja a dele a atuação menos merecedora de Oscar deste ano. 



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Alfonso Cuarón (Roma)
Quem vai ganhar: Alfonso Cuarón (Roma)
Quem menos merece ganhar: Adam McKay (Vice)

Não tem outro jeito! O Oscar de "Melhor Diretor" desse ano precisa ir (e vai) para Alfonso Cuarón pelo seu magnífico trabalho em "Roma". Com uma técnica apuradíssima, o cineasta nos presenteia com o que de melhor o cinema pode nos proporcionar e tem que levar sua segunda estatueta dourada pra casa. 
No quesito "o menos merecedor do ano", Adam McKay por "Vice" encabeça a lista. É possível constatar coisas bastantes interessantes que o cineasta fez que até justificam sua indicação, mas o lugar dele pertencia ao injustiçado Bradley Cooper, que dirigiu o intenso "Nasce Uma Estrela" e poderia fazer frente a Cuarón na noite de hoje.



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Yalitzia Aparicio (Roma)
Quem vai ganhar: Glenn Close (A Esposa)
Quem menos merece ganhar: Melissa McCarthy (Poderia me Perdoar?)

Agora vamos falar da categoria mais forte desta edição: "Melhor Atriz". Por mais que a minha torcida vai para a atuação espetacularmente trivial de Yalitzia Aparicio pelo filme "Roma", o Oscar dessa noite dificilmente vai escapar das mãos da talentosíssima Glenn Close que também está magnífica em "A Esposa" e carrega o longa nas costas. Melissa McCarthy também está muito bem em "Poderia me Perdoar?", mas entra as indicadas é a que menos merece levar a estatueta pra casa.



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
Quem vai ganhar: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Quem menos merece ganhar: Viggo Mortensen (Green Book)

A torcida do blog "Eu e o Cinema" na categoria de "Melhor Ator" vai para a atuação crua, fraternal e verdadeira de Bradley Cooper que protagonizou e dirigiu "Nasce Uma Estrela", mas algo me diz que o Oscar vai para as mãos de Rami Malek que está bem na pele de Freddie Mercury no longa "Bohemian Rhapsody" e já levou prêmios como o Globo de Ouro por exemplo. Viggo Mortensen está bem como sempre mas não merecia concorrer, tampouco levar a estatueta nesta edição, pela sua performance correta e nada mais no filme "Green Book".




Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Roma
Quem vai ganhar: Roma

Quem menos merece ganhar: Vice

Dos últimos anos, talvez esse seja a edição com filmes mais fracos concorrendo no quesito de "Melhor Filme". Exemplos como "Green Book" e "Bohemian Rhapsody" nem concorreriam em edições mais inspiradas. Dito isso, a obra prima "Roma" se engrandece, recebe a torcida do blog, é o grande merecedor do principal prêmio da noite e provavelmente vai conquista-lo. Na contramão, temos o mediano "Vice" que não consegue justificar nem a indicação, muito menos uma eventual estatueta. Lembrando que mais uma vez a Academia não completa as dez vagas que a categoria possui, deixando de fora ótimos filmes como "Um Lugar Silencioso", "Hereditário", "Aniquilação", "Homem-Aranha: No Aranhaverso", entre outras... Difícil de explicar.

E vocês caros amigos cinéfilos? Quais são os seus palpites? Participem através dos comentários, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do Facebook para fortalecer cada vez mais o blog "Eu e o Cinema"... E vamo que vamo que o Oscar começa logo mais!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário