quarta-feira, 19 de junho de 2019

COLETÂNEA: FERNANDA TORRES

Se na Coletânea do mês passado destrinchamos a bela carreira de Frances McDormand, uma das atrizes mais importantes de Hollywood, dessa vez vamos listar os sete trabalhos mais significantes da carreira de uma das atrizes mais importantes do cinema nacional: Fernanda Torres!
Com um talento e versatilidade ímpar que passeia entre o dramático e o cômico, a herdeira da lendária Fernanda Montenegro mostra que o cinema está intrínseco no seu DNA.




PRIMEIROS TRABALHOS

Inocência (1983)


Elenco: Fernanda Torres, Edson Celulari, Sebastião Vasconcelos, Fernando Torres, Chica Xavier, Chico Diaz, Manfredo Colassanti.
Se na televisão, a jovem Fernanda Torres já era um rosto conhecido por aparições em novelas e programas de auditório, nos cinemas ela ainda era uma novidade. Entretanto, sua filmografia se iniciou com o pé direito ao protagonizar o romance épico "Inocência" de 1983.
Ambientado no Brasil de 1800, Fernanda Torres dá vida a Inocência, uma jovem menina do campo que após ser acometida por uma doença conhece e se apaixona pelo médico Ciro, interpretado por Edson Celulari. Decididos a viver esse amor, eles precisam enfrentar a reprovação do pai da moça, já que a mesma está prometida para um homem poderoso da região.
Mesmo tendo uma premissa copiada pelo mundo todo desde sempre, o longa se sobressai pela maneira clássica que o roteiro conduz a história e pelas ótimas interpretações.
(Uma curiosidade: Este não só foi o primeiro filme da carreira de Fernanda, como o último do emblemático ator Sebastião Vasconcelos que a partir daquele ano investiria apenas na sua carreira televisiva.)

A CONFIRMAÇÃO

A Marvada Carne (1985)


Elenco: Adilson Barros, Fernanda Torres, Regina Casé, Geny Prado, Noemi Gerbelli, Nelson Triunfo, Tonico e Tinoco.
Após dois anos de sua estréia nos cinemas, Fernanda Torres lançaria sua primeira comédia demonstrando então, a perfeição de seu timing cômico apurado.
"A Marvada Carne" conta a hilariante história de Nho Quim, um sertanejo que junto do seu cachorro vagueia mundo afora na busca de dois desejos: se casar e comer carne de vaca.
No longa, a atriz brilha interpretando Carula, uma menina do interior disposta a qualquer coisa para achar um marido.
Assim como outras obras protagonizadas por Fernanda, "A Marvada Carne" figura na 83ª posição na lista dos "100 Melhores Filmes Nacionais segundo a Abraccine".


O CULTUADO!

Terra Estrangeira (1996)


Elenco: Fernando Alves Pinto, Fernanda Torres, Laura Cardoso, Luis Mello, Alexandre Borges, Tchéky Karyo, João Lagarto.
Em 1996, Fernanda Torres já tinha uma carreira reconhecida tanto nas telinhas quanto nas telonas, mas foi justamente naquele ano que se deu o lançamento daquele que seria a obra mais cultuada da sua filmografia: "Terra Estrangeira".
Dirigido por Walter Salles, o drama acompanha a história de Paco, um homem que para fugir da crise econômica que se instalou no país decide ir para Portugal. Lá, ele se depara com inúmeras tramas e situações que variam desde a morte de sua mãe, contrabando, contravenções, e até mesmo o amor que descobre na figura de Alex, uma garçonete brasileira que também quer melhorar de vida.
Bem desenvolvido, bem dirigido e muito bem interpretado, "Terra Estrangeira" se tornou um marco do cinema nacional contemporâneo.

O PRIMEIRO BOOM!

O Que é Isso, Companheiro? (1997)


Elenco: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Alan Arkin, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Marco Ricca, Selton Mello, Fernanda Montenegro.
Um ano após trabalhar com o grande cineasta Walter Salles, Fernanda (e grande elenco) resolveu embarcar no projeto de outro nome importante do cinema nacional. Dessa forma, nasceu "O Que é Isso, Companheiro?" de 1997.
Dirigido por Bruno Barreto, o longa é baseado no livro de mesmo nome escrito por Fernando Gabeira e conta a história de um grupo comunista que sequestra o embaixador americano para reivindicar a liberdade de aliados capturados pelo regime militar.
Fora a presença de Alan Arkin no elenco, a obra foi mais além concorrendo ao Oscar na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro".
O sucesso foi tanto, que nos States o longa foi distribuído com o título adaptado para "Four Days in September" ( e você achando que só a gente que faz adaptações de títulos ruins...😆


THE BIG HIT!

Os Normais - O Filme (2003)


Elenco: Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres, Marisa Orth, Evandro Mesquita.
Talvez este não seja o melhor filme da carreira de Fernanda Torres, mas sem dúvida nenhuma é o mais famoso. Afinal, quem em sã consciência nunca assistiu "Os Normais - O Filme"?
Inspirado na ótima série "Os Normais" que embalavam as noites de sexta feira entre 2001 e 2003, o longa conta a inusitada história de como Rui e Vani se conheceram.
Abusando do timing cômico perfeito de seu elenco, o roteiro constrói sua trama de maneira sucinta mas ao mesmo tempo bem elaborada dentro da mirabolância de um hilário vai e vem entre os personagens.
Talvez aquele cinéfilo mais carrancudo pode torcer o nariz pra essa obra alegando que ela é tola e extremamente comercial. Mas até ele tem que aceitar que "Os Normais - O Filme" é deliciosamente divertido.

O REFLEXIVO

Casa de Areia (2005)


Elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Ruy Guerra, Seu Jorge, Luiz Melodia, Enrique Diaz, Stênio Garcia, Emiliano Queiroz, João Acaibe, Jorge Mautner.
Dirigido pelo marido e protagonizado por mãe e filha, "Casa de Areia" é mais um que entra pra coletânea dos filmes mais importantes da carreira de Fernanda Torres nos cinemas.
Drama denso que reflete sobre questões como os valores que a vida e a felicidade tem, esta obra acompanha gerações e narra a história de duas mulheres que por um capricho do destino, moram em um casebre de madeira no meio do nada cercado por areia.
Com um roteiro completo e cheio de camadas, "Casa de Areia" concorreu a diversas premiações do cinema brasileiro e figurou em várias listas que denominam os melhores filmes brasileiros dos últimos anos.


O ÚLTIMO SUCESSO!

Saneamento Básico, o Filme (2007)


Elenco: Fernanda Torres, Paulo José, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Janaína Kremer Motta, Tonico Pereira, Lúcio Mauro Filho, Zéu Britto.
Para terminar esta coletânea, vamos falar daquele que para este blogger que vos fala, é uma das melhores comédias nacionais da década passada e também foi o último trabalho de Fernanda Torres nas telonas, já que ela não se envolveu em mais nenhuma produção cinematográfica até então.
"Saneamento Básico, o Filme" de 2007 pode parecer tolo e despretensioso, mas o seu desenvolvimento fluído, seu roteiro inspirado e seu elenco pontual transformam esta película em uma deliciosa e hilária experiência.
A trama envolve moradores de um pequeno vilarejo que encontram graves problemas com o sistema de saneamento e esgoto. Ao descobrirem que não tem o dinheiro necessário para resolver a situação, um grupo se organiza para produzir um filme de ficção científica sobre o próprio esgoto para arrecadar a quantia monetária necessária.
Um filmaço que fecha com chave de ouro a coletânea dessa atriz que é um tesouro da sétima arte nacional!


E você, caro cinéfilo internauta? Citaria mais algum clássico cinematográfico de Fernanda Torres? Então já opina através dos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia e também o nosso Instagram: @eueocinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário