quinta-feira, 8 de abril de 2021

CRÍTICA ESPECIAL OSCAR 2021 - #3ª EDIÇÃO

Semaninha perto do fim e o blog volta com os seus trabalhos voltados ao Oscar 2021. O longa da vez é o thriller "Promising Young Woman" que apesar de ter seu título traduzido aqui no Brasil para o indigesto "Bela Vingança", também concorre a cinco categorias da premiação, entre elas a de "Melhor Filme". Então prepare suas maquiagens e a femme fatale que mora dentro de você e venha conferir mais essa análise.

BELA VINGANÇA - 2020

Elenco: Carey Mulligan, Bo Burnham, Alison Brie, Jennifer Coolidge, Clancy Brown, Laverne Cox, Connie Britton, Alfred Molina, Molly Shannon, Chris Lowell, Max Greenfield, Christopher Mintz-Plasse e Adam Brody.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Atriz (Carey Mulligan)
Melhor Roteiro Original
Melhor Edição/Montagem

SOBRE O FILME:
Tomada por um sentimento de vingança devido a um acontecimento terrível em seu passado, Cassie é uma jovem mulher que vive para se vingar de homens com perfil predatório.
O longa é o primeiro trabalho da atriz Emerald Fennel como diretora e roteirista.

PRÓS:
Para iniciar as críticas positivas da obra, começo salientando os seus ótimos quesitos técnicos. Com um olhar afiado e jovial, Emerald Fennel injeta personalidade no longa através dos enquadramentos que valorizam toda a estética da fotografia, da edição hábil e do ótimo trabalho de figurino e maquiagem que marcam presença.(1,5)
Temos em "Promising Young Woman" um roteiro que carrega uma premissa bastante promissora, mas muito do seu engajamento se dá pela maneira que essa narrativa é construída. Com um ritmo fluido, gradativo e instigante, a obra potencializa a atenção de seu espectador que se vê imerso na história e pronto para acompanha-la até o fim.(1,5)
No quesito atuação, todos aqui estão muito bem dentro do que o seu personagem pede. O destaque vai todo para Carey Mulligan. Dona do filme, ela passeia por todas as nuances da protagonista e entrega uma performance que consegue aliar introspecção, "girl powerismo" e até um pouco de sadismo.(1)

CONTRAS:
Se por um lado é fato dizer que o roteiro de "Promising Young Woman" tem uma premissa promissora e muito válida (principalmente nos dias de hoje), por outro lado também é fato de que a mesma tropeça em problemas variados. Entre eles, é possível citar os diálogos rasos e expositivos, as inconsistências de informações que a trama nos entrega como fatídicas e o show de conveniências baratas que se intensificam no terceiro ato. Desta maneira a obra acaba perdendo solidez e vê o seu resultado final enfraquecido.(-1,5)
Outro ponto negativo do longa está no tom que ele tenta estabelecer. Querendo ser um thriller de suspense com elementos de comédia ácida, romântica e até mesmo situacional, a história não consegue transitar em todos esse elementos com naturalidade e acaba se contrastando diversas vezes deixando a experiência implausível e bem esquisita.(-1) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Mesmo sendo um filme que entrega uma boa dose de entretenimento e uma mensagem válida que merece ser debatida, "Bela Vingança" parece se encaixar naqueles exemplos onde a obra sofre uma supervalorização por decorrência do que ela diz e não pelo que ela é (o que explica as variadas indicações ao Oscar desse ano). Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim: 


  

E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

Um comentário: