domingo, 20 de junho de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #142ª EDIÇÃO

Domingão que já não é mais do Faustão mas continua sendo das críticas semanais do blog Eu e o Cinema tem mais uma obra pra dessecar. Hoje falaremos de "Luca", animação recentíssima dos estúdios Disney/Pixar que estreou anteontem nos serviços de streaming da produtora. Então prepara seu monstro marítimo italiano e vamos para mais essa análise cinematográfica...

LUCA - 2021

Elenco de Vozes: Jacob Trembley, Jack Dylan Grazer, Emma Berman, Saverio Raimondo, John Ratzenberger, Maya Rudolph, Jim Gaffigan, Sandy Martin, Marina Massironi, Sacha Baron Cohen e Claudia Raia (BR).


SOBRE O FILME:
Luca é um jovem mostro marinho que com a ajuda de seu novo amigo Alberto acaba conhecendo a superfície. Maravilhado com as novidades que esse mundo oferece, ele planeja fugir da sua vida aquática e viver de vez uma aventura em terra firme.
A animação é dirigida por Enrico Casarosa, cineasta nomeado ao Oscar por "Melhor Curta Animado" por "La Luna" de 2011.

PRÓS:
Mesmo com uma abordagem visual mais cartunesca do que os trabalhos mais recentes dos estúdios Disney/Pixar, "Luca" apresenta a mesma primazia ao tratar os seus recursos técnicos. Seu ótimo desempenho se faz notável na belíssima fotografia da obra, excelente construção de mundo, preciosismo nos detalhes visuais fora a sua envolvente trilha sonora que já se tornou característica em suas animações.(1,5)
Por falar em características, outro ponto que segue toda a cartilha "pixariana" é o seu roteiro. Mesmo que passeando em todas as batidas narrativas já conhecidas em obras deste gênero, aqui o roteiro se sobressai por ser bem elaborado, ter boas sacadas, apresentar personagens cativantes, entregar um humor relativamente eficiente e conter momentos genuinamente tocantes.(2)
Por fim, dou meio ponto pelo ótimo trabalho de dublagem nacional que há algum tempo eu não me deparava. Fora a performance viciada de Claudia Raia dando a voz a um personagem menor, os demais se saíram muito bem e me lembraram os tempos áureos da dublagem brasileira.(0,5) 

CONTRAS:
Assim como salientado nos pontos positivos, mais uma vez a Disney/Pixar nos entrega um filme que apresenta uma estrutura narrativa batida e que segue o andamento já existente em animações anteriores de ambos os estúdios. Por mais que contenha boas ideias a obra acaba perdendo pontos por não conseguir fugir da imprevisibilidade do seu arco.(-0,5)
Talvez o maior problema do roteiro de "Luca" esteja na transição do segundo para o terceiro ato. Afobado, a trama trabalha os seus principais conflitos de forma bastante apressada e conveniente.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Mesmo que seja previsível, "Luca" é antes de mais nada fofo. Divertido, engraçado e cativante, o longa é mais um exemplo de que a fórmula da Disney/Pixar pode até estar desgastada mas ainda funciona muito bem. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim: 




E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.
   
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário