domingo, 31 de outubro de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #151ª EDIÇÃO

Último domingo do mês e domingo de Halloween. Seria muito propício que eu analisasse um belo filme de terror para a "Crítica da Semana" de hoje mas como não me atentei a este fato vamos falar de um drama que tem suas pitadas de suspense e é protagonizado por ninguém menos que Nicolas Cage. Sendo assim, vamos destrinchar "Pig", obra lançada no meio deste ano e que causou certo burburinho por onde passou. Então sem mais delongas prepare seu porco de estimação e vamos ao que interessa...


PIG - 2020

Elenco: Nicolas Cage, Alex Wolff, Adam Arkin, Darius Pierce e David Knell.


SOBRE O FILME:
Após ter seu porco forrageiro sequestrado, um homem solitário que vive no bosque parte em busca do seu bichinho de estimação sem medir seus atos ou consequências.
"Pig" trata-se do primeiro longa metragem do cineasta Michael Sarnoski e recebeu bons reviews de sites especializados.
Com este, Nicolas Cage chega ao centésimo décimo quinto filme da sua carreira.

PRÓS:
Como de costume, iniciarei as críticas positivas pelos quesitos técnicos da obra. Diferentemente da maioria dos filmes que passam por aqui, "Pig" executa esse recurso de forma tão eficiente que acaba fugindo do lugar comum. Com uma fotografia excepcional e uma construção de ambiente atmosférica, o longa ainda conta com um belíssimo trabalho de figurino, maquiagem e trilha sonora.(2)
Apesar de ter uma premissa simplória, o roteiro trabalha uma trama cheia de camadas, pouco explicativa e bastante coesa dentro daquilo que ele se propõe. Com uma evolução quase que imperceptível a história entrega um conteúdo realista, pessimista e com boas quebras de expectativas.(1)
No quesito interpretativo todo o elenco está bem mas não tem jeito, o filme é de Nicolas Cage. Com uma performance bem diferente daquela linha que o ator costuma seguir, Cage constrói um personagem introspectivo de poucas falas, postura sofrida e um olhar intenso que transpassa todos os sentimentos de maneira impecável. Vale ressaltar a interpretação de Alex Wolff que faz um ótimo contraponto ao protagonista se transformando numa espécie de link entre o espectador e os acontecimentos da trama com a suas reações e questionamentos.(1,5)

CONTRAS:
Talvez o único problema de "Pig" esteja no seu poder de entretenimento. Mesmo que proposital e até mesmo justificável, o ritmo lento, pesaroso e pouco fluido da estrutura narrativa pode tornar a obra pouco acessível para o espectador, principalmente se o mesmo baseou suas expectativas em cima de filmes da saga "John Wick" devido as semelhanças da premissa principal do roteiro. Não é necessariamente culpa do filme mas é o ônus que ele enfrenta ao percorrer o caminho escolhido.(-1) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Lento, pesaroso, cheio de camadas e com boas quebras de expectativa, "Pig" consegue sair do lugar comum que a premissa de seu roteiro propõe e entrega uma obra densa e contemplativa contando com uma das melhores atuações da carreira de Nicolas Cage. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim: 





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.




    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário