domingo, 21 de novembro de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #153ª EDIÇÃO

E lá vamos nós para analisar mais uma obra na "Crítica da Semana" e dessa vez falaremos do segundo longa da mais nova fase do universo cinematográfico da Marvel lançado este ano: "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis". Então sem mais delongas, prepare seus braceletes de poder e eternidade e seus golpes de artes marciais e vamos para mais uma análise abalizada do blog "Eu e o Cinema"...

SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS - 2021

Elenco: Simu Liu, Awkwafina, Tony Leung Chiu-Wai, Meng'er Zhang, Ben Kingsley, Michelle Yeoh, Fala Chen, Florian Monteanu e Benedict Wong.


SOBRE O FILME:
Vivendo sua vida normalmente, o jovem e pacato Shang-Chi se vê obrigado a enfrentar seu passado e retornar as suas origens quando seu pai, um poderoso líder de uma organização criminosa, reaparece para colocar um perigoso plano em ação. Nessa empreitada ele encara uma jornada de auto conhecimento descobrindo a capacidade de seus poderes e sua personalidade.
Esse longa é dirigido por Destin Cretton, cineasta responsável por longas como "O Castelo de Vidro" de 2017 e "Luta por Justiça" de 2019.
Trata-se também do segundo filme da quarta fase do Universo Cinematográfico Marvel (o primeiro foi "Viúva Negra"). 

PRÓS:
Assim como esperado em todo e qualquer obra hollywoodiana sobre super heróis, os quesitos técnicos precisam beirar a perfeição para transpassar da melhor forma tudo aquilo o filme pede em sua execução. Em "Shang-Chi" os efeitos práticos, gráficos e visuais são excepcionais e compostas por um CGI que agrega e parece cada vez melhor em comparação com a última obra.(1,5)
Ainda nesse quesito, vale pontuar o belíssimo trabalho de fotografia, edição, maquiagem, figurino e trilha sonora que também ajudam a formar os melhores momentos que o longa tem.(0,5)
As ótimas sequencias de ação e as cenas de batalhas além de divertidíssimas, são muito bem desenvolvidas, empolgantes e contam como uma coreografia elaborada e contemplativa. O destaque vai para a inventiva cena de luta dentro do ônibus.(2)
No quesito atuação não temos nada de extraordinário aqui, mesmo assim vale salientar as performances de Simu Liu que mesmo não estando 100% á vontade no papel tem o carisma e a fisicalidade necessária para bancar seu personagem e de Awkwafina que além de ser um bom alívio cômico, também constrói uma boa conexão entre quem assiste e os acontecimentos do filme.(0,5)
Assim como aconteceu em "Pantera Negra", a produção acerta em não americanizar os elementos de sua trama e não cai numa espécie de hollywoodização barata. Dessa maneira, a obra promove a cultura chinesa de forma bastante fidedigna e trabalha uma atmosfera capaz de sugar o espectador pra dentro do seu mundo.(1)  

CONTRAS:
Mesmo sendo divertido e tendo um bom grau de entretenimento, o roteiro peca por ter uma estrutura muito genérica e familiar e acaba ficando bem inchado ao tentar explorar tantos elementos e subtramas de uma história de origem. Tudo isso acaba refletindo até na duração do filme que poderia ser bem menos longo e rotativo do que é.(-1)
O vilão (mais uma vez) é um dos problemas de uma produção Marvel e no caso de "Shang-Chi" é o principal problema. Mesmo que a trama tente vender uma motivação cheia de nuances sentimentalistas, no grosso o objetivo do antagonista é incoerente, implausível e difícil de comprar. Sem contar a interpretação de Tony Leug Chi-Wai que parece bastante fora do tom.(-2)
Por fim, dou menos meio ponto pelo insistente e pouco efetivo tom cômico que o filme apresenta. Mesmo que temos na personagem de Awkwafina intervenções engraçadinhas, o mesmo não sucede com o arco do personagem de Ben Kingsley que mais irrita do que faz rir.(-0,5) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" faz mais uma vez um bom trabalho em apresentar heróis pouco conhecidos do público em geral trazendo um filme atmosférico, cultural e divertido. Escorrega na trama demasiadamente familiar e no seu péssimo vilão. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário