domingo, 28 de novembro de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #154ª EDIÇÃO

Mais uma semana passou como raio e estamos aqui apostos com mais uma "Crítica da Semana" no ar. Nestes últimos dias alguns longas expressivos estrearam nos cinemas, entre eles, o biográfico drama "Casa Gucci" e a animação da Disney "Encanto", mas como eu ainda não conferi nenhum destes filmes vamos trazer uma obra um pouco mais antiga e talvez já fora de timing para ser analisada, afinal como já diria o ditado: "quem não tem cão, caça com gato". Sendo assim, prepare sua cegueira misturada com sua sede de sangue e vamos falar sobre "O Homem nas Trevas 2"... 

O HOMEM NAS TREVAS 2 - 2021

Elenco: Stephen Lang, Madelyn Grace, Brendan Sexton III, Fiona O'Shaughnessy, Adam Young, Christian Zagia, Stephanie Arcila, Rocci Williams, Bobby Schofield e Steffan Rhodri. 


SOBRE O FILME:
Após os eventos ocorridos anteriormente em "O Homem nas Trevas", o veterano de guerra cego Norman Nordstrom se vê novamente em uma trama perigosa e sangrenta quando uma misteriosa gangue invade sua casa e sequestra sua filha adotiva com o intuito de botar um plano obscuro em ação.
Diferentemente do longa anterior, "O Homem nas Trevas 2" é o primeiro trabalho de direção de Rodo Sayagues, roteirista uruguaio que escreveu "A Morte do Demônio" de 2013, "Ataque de Pânico!" de 2009 inclusive o primeiro filme da franquia "O Homem nas Trevas" lançado em 2016.
Já o cineasta argentino Fede Álvarez (que dirigiu a película original) é creditado como um dos produtores dessa continuação.

PRÓS:
Iniciando as análises pelos quesitos técnicos, é possível salientar o bom uso deste recurso que contam com uma bela fotografia, enquadramentos arrojados e um competente trabalho de maquiagem. Somando com algumas escapulidas na execução da edição e uma trilha sonora intrusiva e problemática, o resultado geral deste setor da obra acaba sendo positivo.(0,5)
Falando sobre interpretações, os destaques vão para o veterano Stephen Lang e a jovem Madelyn Grace. Enquanto o primeiro dá vida a um personagem vulnerável e implacável na mesma medida através de uma construção que envolve introspecção e fisicalidade, a atriz mirim segura bem a onda quando o filme exige mais de seus sentimentos e reações.(0,5) 
Mesmo que menos inventivos do que no longa original, as sequencias de ação e batalha de "O Homem nas Trevas 2" conseguem divertir e fortalecer o valor de entretenimento da obra.(1)
Por fim, vai mais meio pontinho pela fato de que essa continuação consegue caminhar com suas próprias pernas sem escorar em fatos ou situações da obra original. Não que seja necessariamente um erro ou um acerto quando o roteiro decide tomar essa decisão, mas nesse caso em específico a escolha de se desvencilhar quase que totalmente dos eventos anteriores se mostraram positivas.(-0,5)

CONTRAS:
Se por um lado foi positivo desvencilhar a trama desse filme com os eventos da trama anterior, por outro a obra poderia ter se inspirado no longa original para desenvolver melhor outros pontos de sua execução. Um exemplo claro está na tensão estabelecida. Em "O Homem nas Trevas 2" a atmosfera assustadora da lugar a um suspense mal trabalhado pois é telegrafado e conta com uma narrativa pobre, anticlimática e genérica.(-2)
Se aprofundando no roteiro, encontramos uma história incoerente que tenta explicar seus absurdos com absurdos mais absurdos, atropelado, sem sentido para aqueles que buscam nexo e motivações plausíveis, recheado de facilitações narrativas, envolto em um pano de fundo fraternal tolo e aborrecido.(-2)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Ao invés de ser atmosférico, tenso e imprevisível como seu antecessor, "O Homem nas Trevas 2" tenta estabelecer uma história diferente mas tropeça numa trama aborrecida, telegrafada e demasiadamente genérica. No frigir dos ovos esse longa entra na categoria de sequencias que não deveriam nem existir. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário