terça-feira, 15 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #167ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

Estamos há uma semana e meia do Oscar e as máquinas por aqui no "Eu e o Cinema" não param. O indicado a "Melhor Filme" da vez a ser destrinchado por mais uma crítica especial do blog é o remake "No Ritmo do Coração". Então prepare sua língua de sinais e seu super talento vocal e vamos para mais uma análise...

NO RITMO DO CORAÇÃO - 2021

Elenco: Emilia Jones, Troy Kutsur, Marlee Matlin, Daniel Durant, Eugenio Derbez, Amy Forsyth e Ferdia Walsh-Peelo.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Roteiro Adaptado

SOBRE O FILME:
Ruby de 17 anos é a única pessoa a ter audição em uma família de surdos. Fundamental para os negócios familiares, a adolescente é o elo de comunicação que movimenta todos os trâmites e negociações dessa profissão. Entretanto, a mesma se encontra em um grande dilema quando se descobre dona de uma voz incrível e para correr atrás desse novo sonho precisa abrir mão de suas obrigações.
"Coda" (no original) é um remake do longa francês "A Família Bélier" de 2014 e todos os seus personagens surdos de fato são interpretados por atores com a mesma situação.

PRÓS: 
Começando pelos quesitos técnicos (como de costume), encontramos um trabalho muito correto e funcional. Nada que mereça um grande destaque perto de qualquer outro longa hollywoodiano que já vimos por aí mas vale ressaltar a boa fotografia, montagem e edição.(0,5)
No roteiro encontramos uma história familiar bem escrita e adaptada que conta com uma mensagem muito poderosa e um desenvolvimento cadenciado que torna a experiência de acompanhar a trama em algo leve e agradável.(1)
Ainda falando sobre o roteiro, o seu teor mais cômico também é executado de maneira muito competente sendo possível até arrancar boas risadas do espectador pelos seus momentos de humor situacional e até mesmo físico.(0,5)
No quesito interpretativo, nos comparamos com um elenco inspirado e com boa química em cena. Carismáticos e engajantes, os atores constroem um bom envolvimento com a trama e entregam performances que vão além da premissa do filme.(1)
Talvez por ter assistido a obra que inspirou "No Ritmo do Coração" e por ambos terem um desfecho muito parecidos confesso que não me peguei tão emocionado como fiquei quando eu vi o longa francês anos atrás. Dito isso, é valido destacar que o remake possui uma carga emocional construída de maneira tão tocante e genuína quanto sem precisar apelar para recursos baratos, assim como a obra original.(0,5)

CONTRAS:
Talvez o principal e único grande problema que mereça ser destacado nessa crítica negativa é a rotatividade de alguns eventos que permeiam a história principalmente entre o primeiro e segundo ato. São passagens repetitivas que se fossem melhores dosadas teria deixado a obra um pouco mais dinâmica sem afetar o arco narrativo da trama.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Entre os filmes indicados, "No Ritmo do Coração" talvez é que tenha o apelo mais popularesco e familiar. Mesmo assim, seu ritmo cadenciado, seu roteiro bem escrito e as interpretações inspiradas de seu elenco elevam a obra para um patamar acima. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário