domingo, 12 de junho de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #181ª EDIÇÃO

Domingo de dia dos namorados, data tão feliz para uns e para outros nem tanto. Mas o que realmente importa é que para ambos o blog "Eu e o Cinema" esta aqui pronto para mais uma "Crítica da Semana". Na edição de hoje, vamos analisar o recém-lançado longa da parceria Adam Sandler e Netflix: o drama esportivo "Arremessando Alto" (que título horrível). 
Então prepare suas melhores jogadas e enterradas do basquete e vamos logo ao que interessa...

ARREMESSANDO ALTO - 2022

Elenco: Adam Sandler, Juancho Hernangómez, Ben Foster, Queen Latifah, Jordan Hull, Anthony Edwards, Kenny Smith, María Botto, Heidi Gardner e Robert Duvall.


SOBRE O FILME:
Cansado de sua função exaustiva, um olheiro do Philadelphia 76ers que percorre o mundo na busca de jogadores de basquete para a equipe deseja se tornar auxiliar técnico. Mas para assumir tal cargo ele precisa encontrar uma nova fera do esporte. Porém, mesmo após se deparar com esse jogador, será necessário provar que ele é de fato um craque das quadras pronto para integrar a NBA.
Produzido por Adam Sandler e LeBron James, "Arremessando Alto" é um longa recheado de participações de vários jogadores de basquete e foi dirigido pelo cineasta Jeremiah Zagar, responsável por obras independentes como "We the Animals" de 2018 e documentários como "Espetáculo: O Julgamento de Pamela Smart" de 2014.

PRÓS:
Fora a belíssima fotografia, enquadramentos bem elaborados e uma trilha sonora pontual, os quesitos técnicos se sobressaem principalmente no seu trabalho de montagem e edição. Ponto positivo que fica bastante evidente nas frenéticas cenas de treinamento e das partidas de basquete.(1,5)
Cenas essas que merecem uma análise a parte. Bem coreografadas e executadas de maneira sublime e cuidadosa (provavelmente por serem realizadas por jogadores profissionais), as partidas de basquete apresentam tanta verossimilhança que acabam se tornando uma ferramenta de entretenimento adicional melhorando a obra como um todo.(2)
Mesmo estando longe de ter o roteiro mais original do mundo, o ritmo da estrutura narrativa de "Arremessando Alto" é fluido, dinâmico, envolvente e imersivo.(1)
No quesito interpretativo ninguém se destaca mais que Adam Sandler. Aliando seu humor sarcástico com suas habilidades dramáticas, o filme não é de mais ninguém a não ser dele. Vale uma ressalva positiva aos esforçados Juancho Hernangómez e Anthony Edwards que mesmo não sendo atores profissionais, seguram bem a onda de seus respectivos personagens.(0,5) 
Pelo fato de ser uma comédia dramática esportiva, aqui vai mais meio ponto pelo seu tom mais cômico. Engraçado na medida certa, o longa contém alguns bons momentos de humor que denotam de uma boa pitada de timing e sagacidade.(0,5) 

CONTRAS:
Mesmo tendo um ritmo bastante fluido, a estrutura narrativa de "Arremessando Alto" não se difere em muita coisa de outros longas de drama esportivo. Pouco original, a trama se divide nas mesmas batidas familiares do subgênero e acaba minguando boas possibilidades que poderiam ser melhor trabalhadas no roteiro.(-1)
O que nos leva a um outro ponto negativo do filme que é a maneira que ele desenvolve o personagem do Ben Foster. Importante para o andamento inicial da história mas rapidamente descartado conforme o longa se desenvolve, seu personagem poderia ser usado para explorar o lado mais coorporativo e menos humano da NBA. Isso tornaria o drama muito mais honesto e menos chapa branca.(-1)
O roteiro conta com muitas facilitações e coincidências narrativas para que a história se desenvolva. Esse problema fica bastante evidente no desenvolvimento 
do seu terceiro ato que é bastante rotativo e não tão orgânico.(-1) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Arremessando Alto" é um filme de basquete feito por quem realmente ama o basquete. Contando com cenas de partidas empolgantes e interpretações geralmente positivas, o longa poderia ser mais honesto e original do que é. Mesmo assim, trata-se de uma boa pedida para aqueles que são fãs do esporte e da veia dramática de Adam Sandler. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.
  


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário