quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

FILMES DE DESENHOS ANTIGOS

Nos últimos dias foi divulgado na internet o teaser do filme do personagem animado Pica Pau, que tem seu lançamento previsto pra Outubro de 2017.
O personagem criado em 1940, não é o único desenho antigo a receber uma versão cinematográfica de Hollywood e foi justamente pensando nisso, resolvi listar alguns exemplos bons e ruins de filmes que tenham a temática parecida com a do Pica Pau.
Vale ressaltar que considerei apenas produções live action, ou seja, longas que tenham transformado o personagem animado em um personagem humano ou graficamente digitalizado, sendo assim, filmes como "Space Jam" de 1996 e "Os Simpsons" de 2007 não foram considerados. Outra questão é que mencionarei apenas desenhos antigos. Como nasci em 1987, vou levar em conta apenas animações criadas na década de 70 pra trás. Então esqueça "Dennis, O Pimentinha" de 1993 e "As Tartarugas Ninja" de 1990 e derivados, afinal estes personagens fizeram parte da minha infância e eu não me acho tão velho assim... Vamos lá?!


FILMES BONS

Os Flintstones - O Filme (1994)

Baseado na animação dos anos 60, dizer que o "Os Flintstones - O Filme" é um longa muito bem feito e arrebatou as críticas do público e dos críticos seria uma baita mentira. Afinal, o filme não teve boas avaliações e chegou a concorrer a Framboesa de Ouro em algumas categorias. Mas se levarmos para o lado lúdico da coisa e olharmos essa produção de forma um pouco mais desarmada, conseguimos levantar algumas coisas boas.
O ponto de partida seria a caracterização dos personagens principais. Fred (interpretado por John Goodman), Barney (interpretado por Rick Moranis), Wilma (interpretado por Elizabeth Perkins), Beth (interpretado por Rosie O'Donnell), Pedrita, BamBam e até o Dino, são bem representados fisicamente. Outro valor positivo é o roteiro, que é um pouco avançado para o seu público alvo e repleto de imperfeições, consegue divertir o espectador até um certo ponto. E por fim, vale comentar a significante bilheteria que o filme arrecadou na época. O sucesso foi tanto, que os produtores resolveram lançar uma sequencia em 2000 chamada "Os Flintstones em Viva a Rock Vegas", mas sem o elenco principal e com uma história consideravelmente mais fraca, esse filme não obteve o mesmo sucesso.

George, O Rei da Floresta (1997)

Baseado em um desenho dos anos 60 que teve apenas uma breve temporada, "George, O Rei da Floresta" talvez seja o melhor filme desta categoria.
Produzido pelos estúdios Walt Disney, "George of the Jungle" no original, consegue dosar o humor infantil com o humor sarcástico e escatológico, contando com o timing perfeito dos intérpretes principais do longa (principalmente Brendan Fraser, que interpreta o protagonista).
No quesito fidelidade com a obra original, o filme toma várias liberdades, mesmo porque, o desenho que foi lançado em 1967 tem apenas uma temporada com 17 episódios. Devido ao pouco material pra se basear, o longa acaba pegando uma linha mais independente de idéias, tendo apenas o título com o que mais se parece com a animação sessentista.


As Aventuras de Tintim (2011)

Tudo bem, estou trapaceando minhas próprias regras. "As Aventuras de Tintim" de 2011 não é um filme live-action. Mas como filmes bons desse segmento são quase impossíveis de se lembrar, acabei colocando essa animação quase realista no lado bom da lista.
Produzido por Peter Jackson (diretor da trilogia "Senhor dos Anéis") e dirigido por Steven Spielberg (esse dispensa apresentações), "The Adventures of Tintim: The Secret of the Unicorn", no original, trata-se de um filme muito bem conduzido, com um cenário perfeitamente desenvolvido e um roteiro divertidíssimo, tanto que concorreu e levou o prêmio de "Melhor Animação" no Globo de Ouro e em outros festivais pelo mundo a fora.
Quando falamos em fidelidade do longa para com o desenho, ele também acerta em cheio. Com as caracterizações devidamente parecidas com o original, a atmosfera no qual eles são inseridos também é bastante fiel com o que se via nas televisões e nos quadrinhos do personagem que foi criado na década de 40.

FILMES RUINS

Zé Colmeia - O Filme (2010)

Baseado em um dos clássicos dos desenhistas Hanna-Barbera que teve sua criação nos final dos anos 50, "Zé Colmeia - O Filme" é um filme daqueles que faz os seus criadores revirarem no caixão. Tolo, raso e infantilóide demais até para crianças de 7 á 8 anos de idade, o longa que traz o urso comilão e seu inseparável amigo Catatau, é um dos piores do gênero.
Se a tecnologia conseguiu transformar seu personagem principal fidedignamente ao que se via nos desenhos animados, o roteiro não faz sua parte.
Contando com um elenco cômico consideravelmente bom (Anna Faris, Tom Cavanagh, Dan Aykroyd dublando Zé Colmeia e Justin Timberlake dublando Catatau), a maioria das piadocas não funcionam e a química dos personagens é quase zero!
"Yogi Bear", no original, é um daqueles filmes pra você assitir no SBT, aturando a mensagem subliminar da Jequiti, numa sexta feira a noite, depois de ter perdido seu emprego, sua namorada, e claro, não ter tendencias suicidas... 

Speed Racer - O Filme (2008)

Quando foi divulgado que o filme baseado em um dos desenhos japoneses mais legais de todos os tempos seria dirigido pelas irmãs (na época irmãos) Wachowski (as mesmas que dirigiram "Matrix" e "V de Vingança"), a expectativa dos espectadores alçou vôos inalcançáveis. Pena que quando o longa foi lançado, a queda foi bem mais dolorosa.
Estrelando o ator ocidental Emile Hirsch no papel do piloto de corridas oriental Speed Racer, a produção peca em vários outros aspectos. Figurino, caracterização, enredo, interpretação... Nada se salva em "Speed Racer - O Filme".
A revolta em relação a essa produção foi tanta, que não agradou nem a crítica especializada e nem a crítica popular. Nem os mais nostálgicos e fãs assíduos do desenho dos anos 60, conseguiram entrar na onda da película.


Popeye (1980)

Há quem goste de "Popeye", filme de 1980 baseado no antiguíssimo desenho animado do marinheiro mais conhecido do mundo. E eu entendo perfeitamente quem aprecia essa produção, afinal trata-se do primeiro filme da carreira do saudoso e talentoso ator Robbin Williams. Também foi dirigido por Robert Altman, grande cineasta da história da sétima arte. Mas a pergunta que não quer calar é: como aturar um Popeye que simplesmente odeia espinafre?? Pois é...
Defensores da produção, dizem que o roteiro se baseou nos primeiros quadrinhos do marinheiro, que foram lançados em meados dos anos 10, e algumas coisas foram ignoradas ou alteradas na animação que seria mundialmente vista na televisão décadas depois. O problema é que justamente esse é o grande pecado do longa. Ele acabou investindo em informações que não eram de conhecimento do grande público e isso acabou afetando todo o conjunto da obra. Sendo assim, o filme acabou não entrando no gosto do público e das críticas, mesmo com as caracterizações fiéis dos intérpretes em relação ao desenho animado.... Uma pena!


É isso aí meus amigos, mais um post finalizado no blog. E você?? Concorda??? Qual filme baseado em desenhos animados você mais curte ou mais odeia??? Não deixe de participar através dos comentários. Caso curtiu este post, dá uma forcinha para o blog curtindo a página do "Eu e o Cinema" no Facebook!!!!

Um comentário:

  1. Maravilhoso trabalho sempre de Anna Faris. Eu adoro muito os filmes divertidos e Emoji Film é umo maravilhoso, gostei muito como se desenvolve a história, o roteiro é muito divertido para pequenos e grandes, em todo momento nos fazem rir. É um filme que sem importar o estado de animo em que você se encontre, irá lhe ajudar a relaxar um pouco.

    ResponderExcluir