domingo, 4 de dezembro de 2016

SESSÃO SÁBADÃO - #29ª EDIÇÃO

Estamos em mais um domingo, o dia mundial do descanso, para trazer mais uma crítica mega abalizada na "Sessão Sábadão". Hoje vamos de concorrente a "Melhor Filme" no Oscar deste ano: "A Grande Aposta". 
Filme apresentado, então vamos ao que interessa...


A Grande Aposta - 2015

Elenco: Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, John Magaro, Finn Wittrock, Brad Pitt e Marisa Tomei

Nota (0/10): 7,5
Dirigido pelo cineasta Adam McKay (conhecido por dirigir comédias estreladas por Will Ferrell, como "O Âncora" e "Os Outros Caras" por exemplo), esse drama com uma pegada cômica conta a história de um grupo de corretores da bolsa que decidem investir pesado contra o sistema imobiliário americano, visando uma quebra capaz de instalar uma grave crise financeira no país e no mundo.

PRÓS: Se desse pra resumir "A Grande Aposta" em uma palavra, certamente seria divertido. E é o que ele realmente propõe ao espectador na maioria de seu tempo: diversão. Com uma dinâmica bem frenética e roteiro sagaz, McKay demonstra que tem controle da situação e até mostra uma certa inovação em alguns aspectos, como por exemplo nas participações especias que contém no seu elenco. Como estamos falando de um filme que conta sobre os bastidores de um sistema econômico rebuscado, ele usa uma artimanha para deixar mais claro para quem o assiste, quebrando a quarta parede e fornecendo explicações primárias das situações através de algumas personalidades americanas e personagens do filme, principalmente o que é interpretado por Ryan Gosling. Por falar em elenco, todos estão muito bem no longa exercendo suas funções com maestria. Nesse quesito destaco Christian Bale em uma interpretação metódica e sincera, Steve Carell usufruindo de uma naturalidade imensa, e Ryan Gosling esbanjando charme, carisma e cinismo.


CONTRAS: Como foi dito anteriormente, o filme conta sobre bastidores e negociatas de um sistema econômico rebuscado e burocrático, e mesmo que o roteiro crie opções para explicar melhor o que está acontecendo para o espectador que não conhece esse mundo (como eu, por exemplo), isso não é feito de forma totalmente genuína e essa burocracia acaba afetando o filme em um certo momento. Isso muito se dá porque o roteiro não te tira daquele mundo uma vez sequer. Se formos comparar "A Grande Jogada" com outros longas que tenham uma proposta parecida, como o primeiro "Wall Street" e "O Lobo de Wall Street", essa imersão no mundo dos negócios sempre é compensado com algum acontecimento pessoal na vida dos personagens principais, que te dá um tempo pra respirar e fugir um pouco dos termos e processos financeiros. Isso acontece de forma muito limitada com o personagem do Steve Carell, mas não é o suficiente pra relaxar o espectador que não é familiarizado com o tema do filme.
Um outro ponto que pode ser ressaltado, é que a produção falha por excesso. É muito diálogo sobre o sistema econômico americano, é muita quebra da quarta parede, é muita reviravolta no roteiro, que até as coisas que funcionavam no início, acabam sofrendo um pouco nos atos finais devido a repetição. Um exemplo que posso citar, é uma cena que envolve uma nova tentativa de explicar o que se passava com o roteiro naquele momento, contendo as participações da cantora Selena Gomez e do economista Richard Thaler. A cena foi tão didática, que me lembrou muito do Telecurso 2000 das manhãs da Globo.


 DIAGNÓSTICO DO FILME:
"A Grande Aposta" é um filme bem dirigido, com boas atuações, enredo envolvente e roteiro inteligente, que peca por não saber a hora de parar ou de acalmar os ânimos em alguns momentos. Mas no modo geral, é um filme bastante competente e que merece ser assistido sem dúvida nenhuma. Nota 7,5!





É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
(https://www.facebook.com/blogeueocinema)


Nenhum comentário:

Postar um comentário