domingo, 14 de maio de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #56ª EDIÇÃO

Primeiramente, feliz dia das mães para todas as mamães cinéfilas! "Segundamente", estamos em mais um domingão totalmente preparados para postar mais uma Sessão Sábadão. Hoje vamos de "A Bailarina", animação que foi lançada no final do ano passadomas chegou ao Brasil apenas no comecinho de 2017. 
Filme apresentado, vamos a análise...


A Bailarina - 2016

Elenco: Elle Fanning, Mel Maia (versão BR), Carly Rae Jenpsen, Dane DeHaan, Maddie Ziegler, Nat Wolff, Julie Khaner, Jamie Watson, Joe Sheridan e Mel Brooks.


SOBRE O FILME:
Longa originalmente feito na França e no Canadá, "A Bailarina" conta a história de uma garota órfã e seu inseparável amigo que decidem fugir do orfanato para viverem em Paris e realizarem seus sonhos. Enquanto ele deseja ser um cientista bem sucedido, a menina almeja se tornar uma famosa bailarina. A animação foi dirigida por Eric Summer e Eric Warin.

PRÓS: Uma das coisas que impressionam imediatamente ao assistir "A Bailarina" é a beleza da sua arte gráfica. Mesmo não sendo uma animação feita pelos estúdios Disney/Pixar, o longa se sustenta nesse quesito devido a alta competência de como foi produzido.(1)
Falando dos personagens, o núcleo principal formado pelos protagonistas também se tornam pontos positivos da obra. Eles são adoráveis, tem carisma e acabam cativando o espectador que se pegam torcendo por eles na conquistas de seus objetivos. Neste quesito destaco o personagem Vitor, que insere humor e espontaneidade na história.(1,5)
Outra coisa bem divertida de acompanhar, é a maneira que o filme trabalha a evolução técnica de Félicie, a protagonista, na arte da dança para se tornar uma bailarina clássica perfeita. Além de muito engraçada, essa trama é conduzida de forma muito coerente.(1)


CONTRAS: Para começar falando sobre os quesitos negativos da película, inicio citando sua dublagem. Por motivos pessoais (filha pequena), tive que me abster do áudio original assistindo "A Bailarina" com as vozes brasileiras. Eu sempre fui fã da dublagem nacional para animações, mas não tenho muito apreço quando atores, cantores e apresentadores são convidados pelos estúdios para emprestarem suas vozes aos personagens. A falta de experiência de como exercer essa função pouquíssimas vezes dá certo. No caso de Mel Maia, a atriz mirim que dubla Félicie, mesmo que extremamente esforçada, a jovem não consegue desempenhar a dublagem de forma correta.(-1)
Outro ponto negativo do longa está na forma que o filme estabelece algumas mudanças de personalidade de alguns de seus personagens, seja para o bem ou para o mal. O roteiro não demonstra cuidado neste quesito e diversas situações são definidas de maneira muito abrupta e pouco convincentes.(-0,5)
Ainda falando de personagens, diferentemente dos mocinhos os vilões são tediosamente genéricos. Com motivações tolas e pouco inspirados, são quase dispensáveis na histórias.(-1)
Na grande maioria das vezes, animações infantis contém uma estrutura familiar e isso é extremamente compreensível. Mas "A Bailarina" parece nem se esforçar para se tornar um pouquinho mais original ou trazer alguma novidade pro gênero, mesmo tendo elementos que poderia ter usado para se distanciar do comum, porém ele desiste e cai no mais do mesmo.(-1)
Para terminar, vale falar da trilha sonora que é um tanto quanto equivocada e destoa da atmosfera que o longa estabelece ou pelo menos tenta enquanto desenrola sua história.(-0,5)

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"A Bailarina" é uma animação belíssima e com bons protagonistas, mas seu roteiro não apresenta nenhuma novidade e acaba se tornando uma obra maçante para um público mais velho e esquecível para os espectadores menores. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:






É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 


E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário