segunda-feira, 28 de junho de 2021

COLETÂNEA: SÔNIA BRAGA

O tempo está voando e já chegamos no meio de 2021. Para celebrar, nada melhor do que listar os sete melhores trabalhos cinematográficos de alguma personalidade mega importante da sétima arte. A escolhida da vez é a lendária Sônia Braga, atriz brasileira e internacional. Sendo assim, vamos ao que interessa...



PRIMEIROS TRABALHOS

O Casal (1975)


Elenco: José Wilker, Sônia Braga, Antônio Pedro, Rui Resende, Ida Gomes, Pedro Camargo, Susana Vieira, Herval Rossano e Betty Faria.
Ao co-protagonizar esse drama dirigido e financiado por Daniel Filho, Sônia Braga já tinha participado de obras cinematográficas anteriores e paralelamente entrava para a história da televisão por ser a estrela principal da novela "Gabriela". Esse fator somado a outras situações transformaram "O Casal" em um sucesso de bilheteria levando mais de um milhão de pessoas para o cinema.
No longa, Sônia dá vida a Maria Lúcia, uma jovem que junto de seu namorado Alfredo (interpretado pelo saudoso José Wilker) enfrenta os obstáculos corriqueiros da vida de um casal apaixonado.


THE BIG HIT!

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)


Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Dinorah Brillanti e Nelson Xavier.
Um ano após estrelar um drama de sucesso nos cinemas nacionais, Sônia Braga protagonizaria aquele que ficou no topo como a maior bilheteria de todos os tempos (10 milhões de espectadores, marca alcançada apenas em 2010 por "Tropa de Elite 2"): "Dona Flor e Seus Dois Maridos". 
Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, o longa foi tão bem sucedido que alçou a figura de Sônia como uma das atrizes mais importantes da cena e chegou a concorrer ao Globo de Ouro na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro".
A trama se passa em Salvador nos anos 40 e acompanha o divertido trisal formado pela belíssima e fogosa Flor, seu recatado marido Dr. Teodoro e o espírito do seu ex, o malandro Vadinho.

O OUSADO!

A Dama da Lotação (1978)


Elenco: Sônia Braga, Nuno Leal Maia, Paulo César Pereio, Jorge Dória, Yara Amaral e Cláudio Marzo.
Em alta devido o grande sucesso que fazia nas novelas da época, Sônia Braga resolveu se aventurar naquele que pode ser considerado o filme mais ousado de sua carreira e um dos primeiros a dar início ao movimento cinematográfico da pornochanchada no Brasil: o erótico "A Dama da Lotação".
Na trama, Sônia interpreta Solange, uma mulher traumatizada com um abuso doméstico que passa a sentir prazer se envolvendo com desconhecidos que encontra andando de lotação.
Apostando na extrema sensualidade da sua protagonista, a obra se tornou outro mega sucesso de bilheteria no currículo da atriz e contém um roteiro que consegue aliar seu teor sexual com uma mensagem reflexiva sobra a sociedade.


A VIRADA NA CARREIRA

O Beijo da Mulher Aranha (1985)


Elenco: Raúl Juliá, William Hurt, Sônia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves, Miriam Pires, Nuno Leal Maia, Herson Capri e Miguel Falabella.
Após se firmar como estrela das novelas e filmes nacionais, Sônia se depararia com aquele que seria o trabalho que te transformaria em uma figura carimbada em Hollywood: o excepcional "O Beijo da Mulher Aranha".
Dirigido pelo lendário Hector Babenco e protagonizado por estrelas hollywoodianas, esse drama recebeu ótimas avaliações na época de seu lançamento e concorreu a varias premiações o que rendeu em uma indicação de "Melhor Atriz Coadjuvante" pra Sônia Braga e um Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante" para William Hurt.
Na obra, Sônia dá vida a várias personagens entre elas a Mulher Aranha, musa principal dos contos do detento Luis Molina.


O GRANDE RETORNO

Tieta do Agreste (1996)


Elenco: Sônia Braga, Marília Pêra, Cláudia Abreu, Chico Anysio, Leon Góes, Patrícia França, Zezé Motta e Heitor Martinez.
Após 10 anos participando de filmes hollywoodianos de qualidades variadas, Sônia Braga aceitou o convite do diretor Cacá Diegues e retornou para estrelar um dos longas mais importantes do cinema nacional dos anos 90. Dessa forma, a atriz deu a vida a personagem título de "Tieta do Agreste" de 1996.
Baseado em outro livro homônimo de Jorge Amado e aproveitando a adesão que a obra recebeu na sua adaptação para a televisão anos anteriores, o filme recebeu ótima repercussão por parte da opinião pública e especializada e marcou época graças a sua trilha sonora original capitaneada por "A Luz de Tieta", canção emblemática de Caetano Veloso.


O CULTUADO

Aquarius (2016)


Elenco: Sônia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Carla Ribas, Fernando Teixeira, Bárbara Colen e Thaia Perez.
Após revezar participações entre filmes nacionais e hollywoodianos de qualidade mediana ou de pouco destaque, Sônia foi convidada pelo promissor cineasta Kleber Mendonça Filho para estrelar "Aquarius", uma das obras mais importantes da sua curta porém forte filmografia.
Na trama a atriz da vida a Clara Bragança, uma mulher sensível mas de personalidade forte que se vê em um conflito familiar enquanto trava uma batalha com a construtora que deseja demolir o prédio aonde mora.
Intrigante, inteligente, reflexivo e contando com uma das melhores atuações de toda a carreira de Sônia Braga, "Aquarius" é uma obra de arte contemporânea e que merece ser contemplada.


O ÚLTIMO GRANDE TRABALHO

Bacurau (2019)


Elenco: Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Silvério Pereira, Thomás Aquino, Karine Teles, Antonio Saboia, Lia de Itamaracá e Wilson Rabelo.
Três anos após estrelar "Aquarius", Sônia e o diretor Kléber Mendonça Filho voltaram a trabalhar juntos nesse thriller que já pode ser considerado um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos.
Na trama, a atriz interpreta a problemática doutora Domingas, uma das figuras mais influentes da pequena cidade de Bacurau.
Conciliando faroeste, crítica político-social extremamente atual e cenas sanguinárias que não devem nada a um Quentin Tarantino da vida, "Bacurau" é uma obra poderosa e marcante que já aponta como um tesouro do cinema brasileiro.



Coletânea Sônia Braga devidamente listada! Menciono honrosamente outros bons filmes da lendária atriz como "O Bandido da Luz Vermelha" de 1968 aonde ela faz uma pequena participação, "Gabriela" de 1983 e o frenético "Rookie - Um Profissional do Perigo" de 1990. 
E você? Gostou da lista? Alteraria algum filme por outro? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook.

 


 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário