domingo, 4 de julho de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #144ª EDIÇÃO

Após quarenta e quatro edições devido a um hiato de um pouco mais de um ano sem postar nada no blog, estamos aqui em mais um domingão para a análise crítica da continuação daquele que foi um dos melhores filmes de 2018 e que chegou aos cinemas recentemente. Caso ainda não tenha se ligado do que estou falando, hoje destrincharemos os pontos positivos e negativos de "Um Lugar Silencioso - Parte II". Então prepare seus monstrengos ferozes e com super audição e vamos para mais uma crítica da semana...


UM LUGAR SILENCIOSO - PARTE II - 2021

Elenco: Emily Blunt, Millicent Simmonds, Cillian Murphy, Noah Jupe, Djimon Hounsou, John Krasinski e Okieriete Onaodowan.


SOBRE O FILME:
Continuação do sensacional "Um Lugar Silencioso" de 2018, o longa dá seguimento aos eventos retratados na obra original. Agora a família Abbott precisa fugir das criaturas monstruosas em busca de refúgio, suprimentos e recursos para destruí-las já que conhecem a sua maior fraqueza.
Essa sequencia é roteirizada e dirigida por John Krasinski que também esteve a frente do primeiro filme e devido a pandemia sofreu uma série de adiamentos até enfim chegar aos cinemas brasileiros no começo do mês passado.

PRÓS:
Começando pelos quesitos técnicos, pode-se dizer que não só estão esplendorosos como houve uma evolução em comparação ao primeiro filme. Fora os ótimos efeitos visuais, maquiagem e trilha sonora, John Krasinski mostra muita personalidade ao trabalhar a estética, edição e enquadramento e extrema habilidade em realizar recursos como plano sequência.(1,5)
O fato da trama já ter introduzido as regras e a atmosfera do seu universo no longa anterior acaba por deixar o roteiro de "Um Lugar Silencioso - Parte II" com mais liberdade para se desenvolver o tornando mais direto e sucinto acompanhando uma premissa simplória e pouco original, mas muito funcional.(0,5)
No quesito interpretativo não há muita novidade do que já se viu no primeiro longa. Todos estão muito bem e conseguem transpassar de maneira muito fidedigna todos os sentimentos que assolam seus personagens mesmo havendo poucos diálogos.(0,5)
Outro ponto que merece ser destacado em "Um Lugar Silencioso - Parte II" são suas sequências de ação, perseguição e terror que com adição de jump scares pontuais conseguem empolgar, instigar e assustar o espectador com muita propriedade.(1,5) 

CONTRAS:
Outra coisa que esse segundo filme faz mais em comparação ao primeiro é apelar bem mais para facilitações narrativas. Como esse recurso acaba sendo utilizado de maneira mais frequente do que antes, a trama passa a impressão de que a sua fluidez depende dessas mesmas coincidências para se desenvolver.(-1)
Isso acaba levando a outro ponto negativo do roteiro que é a previsibilidade de algumas situações que se estabelecem. Em "Um Lugar Silencioso - Parte II" a história está tão mais quadrada que possibilita que o espectador consiga adivinhar qual será o futuro ou o próximo passo de um determinado personagem.(-0,5)
Por fim, vale dizer que por se tratar de uma continuação alguns de seus pontos mais importantes da trama presumem de um certo conhecimento dos ocorridos do primeiro longa. Isso necessariamente não é um problema mas pode afetar a experiência daquele que ainda não assistiu a obra anterior o que demonstra uma certa dependência do filme em questão.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Particularmente, eu nunca fui entusiasta de transformar o ótimo "Um Lugar Silencioso" de 2018 em uma franquia. Pelo menos sua continuação mantém a qualidade de uma certa forma e faz jus a sua existência. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:




E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário