domingo, 16 de janeiro de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #161ª EDIÇÃO

Janeirão já chegou na sua metade e estamos na terceira edição da Crítica da Semana do ano. Assim como na semana passada iremos analisar mais uma obra original da Netflix lançada no finalzinho do ano passado: o denso western "Ataque dos Cães". Elogiado e bem cotado para a temporada de premiações será que essa produção é tudo isso mesmo? Prepare seu chapéu de cowboy e seu banjo e vamos descobrir...

ATAQUE DOS CÃES - 2021

Elenco: Benedict Cumberbatch, Kodi Smith-McPhee, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Thomasin McKenzie.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Ator
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante(2x)
Melhor Direção
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Edição
Melhor Fotografia
Melhor Design de Produção
Melhor Som

SOBRE O FILME:
Situado no início do século passado, um cowboy rústico e de temperamento forte se vê imensamente contrariado depois que seu irmão, mais gentil e sensível, acaba se envolvendo e casando com uma viúva. Com isso, o mesmo acaba travando uma implacável perseguição contra a cunhada e seu filho adolescente que acaba lhe despertando uma gama de sentimentos. 
O filme tem a direção de Jane Campion, importante cineasta que se tornou a segunda mulher na história do Oscar a concorrer na categoria de "Melhor Direção" por "O Piano" de 1993 e acabou de receber o controverso Globo de Ouro pela mesma indicação por esse trabalho.

PRÓS:
Iniciando pelos quesitos técnicos como de praxe, vemos a mão precisa de Jane Campion (que não dirigia um longa desde 2009) trabalhando na maneira que captura toda a beleza e essência de suas locações com a montagem de sua fotografia e uma edição sublime. Também é possível destacar a trilha sonora atmosférica e o ótimo trabalho de figurino e maquiagem que nos transporta a época que a trama se passa.(1)
Muito bem escrito, o roteiro consegue contar sua história com muita efetividade e de forma gradativa devido a sutileza e a contundência que constrói a sua mensagem e o arco dos personagens que são enigmáticos e cheios de camadas.(1,5)
No quesito interpretativo o longa conta com um elenco talentoso e bem escalado. Os destaques vão para Kodi Smith-McPhee que entrega uma atuação muito eficiente em passar sentimentos e intenções apenas com pequenos gestos e olhares e Benedict Cumberbatch que dá o tom da trama sempre que aparece através da sua performance forte e envolvente.(1,5)
Outro ponto positivo de "Ataque dos Cães" estão nos seus diálogos. Diretos e propositivos sem serem expositivos, as conversações revelam o necessário e são executadas de maneira natural.(0,5)

CONTRAS:
O único problema que consegui diagnosticar nesse longa até seja coerente dentro da proposta que a diretora tinha para o seu desenvolvimento, mas como sempre prezo pelo teor de entretenimento do filme que está sendo analisado deixo aqui meio ponto negativo pela forma morosa que o ritmo narrativo adota e pode se tornar empecilho para o espectador menos paciente.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Denso, atmosférico e enigmático, "Ataque dos Cães" se apresenta como um dos melhores dramas do ano passado e potencializa o talento de seu elenco e diretora se tornando forte candidato para essa temporada de premiações. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário